Estudo mostra que são os hotéis luxuosos que têm mais bactérias

thecarol / Flickr

Um site de viagens decidiu visitar alguns hotéis de três, quatro e cinco estrelas e os resultados mostram que, na verdade, as aparências iludem mesmo.

Hotéis de cinco e quatro estrelas são normalmente associados a uma boa reputação, a uma grande oferta de serviços e pequenos luxos. Porém, segundo o site de viagens Travelmath, apesar de todos os pontos positivos, estes hotéis de luxo podem estar a falhar no mais importante, ou seja, na limpeza.

O site decidiu fazer um estudo para tentar perceber onde existem mais bactérias nas unidades hoteleiras e acabou por ser mais surpreendido do que esperava.

Para isso, enviaram uma equipa a nove hotéis norte-americanos – classificados com três, quatro e cinco estrelas – e analisaram o mesmo tipo de objetos: mesa de escritório, lavatório da casa-de-banho, telefone e comando da TV.

“Quisemos perceber quantas bactérias podemos encontrar nas superfícies mais comuns dos quartos de hotel”, justificou Emily Pierce, gerente de projetos da empresa, citada pelo RT.

De acordo com as áreas testadas, independentemente da classificação do hotel, uma coisa foi bastante clara: os quartos conseguem ser mais sujos do que as nossas casas ou até mesmo do que uma escola ou do que o interior de um avião.

Mais grave do que isso foi o facto de a equipa ter percebido que quanto mais luxuoso era o hotel, maior era também a quantidade de bactérias existentes nas superfícies analisadas.

O maior grupo de bactérias foi descoberto na superfície do lavatório dos hotéis de quatro estrelas, com cerca de 2,5 milhões das chamadas unidades de formação de colónias de bactérias (UFC), seguido da mesa de escritório, o comando da televisão e o telefone.

Por outro lado, nos hotéis de cinco estrelas o pior acabou mesmo por ser o comando, com 2 milhões de UFC, seguido do lavatório, da mesa de escritório e do telefone.

Já nos estabelecimentos de três estrelas, o lavatório tinha 320 mil UFC, sendo os outros lugares ocupados pelo comando, telefone e mesa de escritório.

“Definitivamente foi uma surpresa para todos porque os hotéis de cinco estrelas oferecem mais comodidades, serviços e luxos extra. Portanto, assume-se que o dinheiro pago por essas estrelas também devia recair na limpeza”, explica Cristina Lachowyn, uma das gerentes do site.

Por isso, a Travelmath tem alguns conselhos para todos os hóspedes, quer sejam, ou não, maníacos das limpezas, entre eles lavar as mãos de forma frequente e levar na mala uma embalagem de desinfetante e toalhitas com o mesmo efeito.

ZAP / RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …