Estudo mostra que são os hotéis luxuosos que têm mais bactérias

thecarol / Flickr

Um site de viagens decidiu visitar alguns hotéis de três, quatro e cinco estrelas e os resultados mostram que, na verdade, as aparências iludem mesmo.

Hotéis de cinco e quatro estrelas são normalmente associados a uma boa reputação, a uma grande oferta de serviços e pequenos luxos. Porém, segundo o site de viagens Travelmath, apesar de todos os pontos positivos, estes hotéis de luxo podem estar a falhar no mais importante, ou seja, na limpeza.

O site decidiu fazer um estudo para tentar perceber onde existem mais bactérias nas unidades hoteleiras e acabou por ser mais surpreendido do que esperava.

Para isso, enviaram uma equipa a nove hotéis norte-americanos – classificados com três, quatro e cinco estrelas – e analisaram o mesmo tipo de objetos: mesa de escritório, lavatório da casa-de-banho, telefone e comando da TV.

“Quisemos perceber quantas bactérias podemos encontrar nas superfícies mais comuns dos quartos de hotel”, justificou Emily Pierce, gerente de projetos da empresa, citada pelo RT.

De acordo com as áreas testadas, independentemente da classificação do hotel, uma coisa foi bastante clara: os quartos conseguem ser mais sujos do que as nossas casas ou até mesmo do que uma escola ou do que o interior de um avião.

Mais grave do que isso foi o facto de a equipa ter percebido que quanto mais luxuoso era o hotel, maior era também a quantidade de bactérias existentes nas superfícies analisadas.

O maior grupo de bactérias foi descoberto na superfície do lavatório dos hotéis de quatro estrelas, com cerca de 2,5 milhões das chamadas unidades de formação de colónias de bactérias (UFC), seguido da mesa de escritório, o comando da televisão e o telefone.

Por outro lado, nos hotéis de cinco estrelas o pior acabou mesmo por ser o comando, com 2 milhões de UFC, seguido do lavatório, da mesa de escritório e do telefone.

Já nos estabelecimentos de três estrelas, o lavatório tinha 320 mil UFC, sendo os outros lugares ocupados pelo comando, telefone e mesa de escritório.

“Definitivamente foi uma surpresa para todos porque os hotéis de cinco estrelas oferecem mais comodidades, serviços e luxos extra. Portanto, assume-se que o dinheiro pago por essas estrelas também devia recair na limpeza”, explica Cristina Lachowyn, uma das gerentes do site.

Por isso, a Travelmath tem alguns conselhos para todos os hóspedes, quer sejam, ou não, maníacos das limpezas, entre eles lavar as mãos de forma frequente e levar na mala uma embalagem de desinfetante e toalhitas com o mesmo efeito.

ZAP / RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …