Estudo explica porque as ondas de McNamara na Nazaré são as maiores do Mundo

3

Tó Mané

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda

Um investigador elaborou uma síntese científica sobre o mar da Nazaré e suas ondas gigantes para o recordista mundial de surf Garrett McNamara, que também pode ser usada por outros surfistas, anunciou a Universidade de Coimbra (UC).

O especialista do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC Pedro Proença Cunha elaborou para o recordista mundial de surf Garrett McNamara “uma síntese científica sobre a zona marinha da Nazaré e as suas ondas gigantes”, revela uma nota da UC.

O projeto surgiu na sequência da visita de McNamara à UC, em outubro de 2014, durante a qual o surfista “confidenciou que gostaria de saber mais sobre as ondas que o celebrizaram e que projetaram a Nazaré para o mundo”, adianta a mesma nota.

A Reitoria da UC registou o desejo de McNamara e, “em articulação com o centro de investigação MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, desafiou o especialista Pedro Proença da Cunha a realizar um trabalho científico” sobre as ondas gigantes da Nazaré.

Na síntese científica, que já foi entregue ao campeão de surf, o autor detém-se, designadamente, sobre as razões que fazem com que as ondas da Nazaré sejam únicas, “as particularidades e a evolução da costa da Nazaré, bem como os perigos a evitar durante a prática de surf”.

O trabalho “aborda a zona costeira da Nazaré e zona marinha adjacente, em particular o canhão submarino responsável pela génese das ondas gigantes, sumariando e organizando a informação disponível, de modo a que possa ser usada por um amplo público”, afirma Pedro Proença Cunha.

A informação contida no documento “pode ser bastante útil para turistas não familiarizados com a região (nomeadamente os envolvidos na prática do surf) a entenderem o peculiar enquadramento da Nazaré e a expectável agitação marítima”, adianta o especialista.

“É possível prever as ondas perfeitas e é explicado o mecanismo de formação das ondas gigantes“, exemplifica Pedro Proença Cunha.

Em relação à caracterização física, principalmente focalizada na geomorfologia e na dinâmica costeira, o documento baseia-se na bibliografia existente, mas apresenta também novos dados sobre a evolução da linha de costa ao longo das últimas décadas, sublinha a UC.

O trabalho, que também envolveu a investigadora Margarida Porto Gouveia, está disponível online.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.