Estudo confirma: temos mais empatia por cães do que por pessoas

Imagine que está a ver um filme em que um grupo de pessoas, juntamente com um cão, atravessam um campo de batalha, escapando a tiros e explosões. Seja honesto: está mais preocupado com o facto de o cão morrer, e não com as pessoas. Certo?

Para muitas pessoas, cães altruístas ​​e incondicionalmente leais são mais fáceis de amar do que seres humanos. E, de acordo com um novo estudo, publicado na revista Society & Animals, realmente temos mais empatia pelos cães do que pelas pessoas.

A equipa, da Northeastern University Boston e da University of Colorado Boulde, descobriu que apenas as crianças provocam uma resposta mais empática em certas condições do que os cães, sejam estes pequeno ou já totalmente crescidos.

O estudo reuniu 256 alunos a quem foram apresentados notícias falsas de ataques a um bebé de um ano de idade, a um adulto de 30 anos, a um cachorrinho e a um cão com seis anos. Todos foram sujeitos a pancadas com um bastão de basebol, que deixou várias feridas graves.

A ideia era que, quanto mais vulnerável fosse uma vítima, mais empatia os participantes do estudo demonstrariam. Os resultados mostraram que os níveis de empatia pelo bebé, pelo cachorro e pelo cão mais velho eram iguais, por sua vez, a vítima adulta teve alguma empatia por parte dos participantes, mas em menor grau.

“Além disso, as mulheres foram significativamente mais empáticas em relação a todas as vítimas do que o participantes masculinos”, observam os autores no estudo, citados pelo IFLScience.

De acordo com o estudo, a razão para nos sentirmos assim com os cães é porque os vemos como tendo o mesmo grau de vulnerabilidade que as crianças o que, noutras palavras, significa que são incapazes de se protegerem.

A inspiração para esta pesquisa ocorreu em parte devido à atenção que um caso bastante controverso recebeu nos media norte-americanos: um pit bull chamado Michey atacou uma criança de quatro anos em Phoenix, no estado do Arizona, em 2014, deixando-o com lesões graves e que levou o menino a precisar de cirurgias reconstrutivas.

O cão seria levado para abate mas uma campanha para tentar salvá-lo desse destino, nas redes sociais, conseguiu, em poucas semanas, mais de 40 mil pessoas, enquanto que a página que apoiava a criança tinha apenas cerca de 500.

Outro caso que motivou este estudo está relacionado com uma campanha de caridade. Numa das peças publicitárias, foi usada a fotografia de um cão e noutra foi utilizada a imagem de um menino que sofria de uma distrofia muscular. A campanha de angariação de fundos ganhou o dobro dos cliques com a imagem do animal.

No entanto, a violência contra pessoas e animais é um problema global e, com base neste estudo, os autores suspeitam que uma boa forma de gerar atitudes humanas em grupos de pessoas é enfatizar a vulnerabilidade das vítimas.

“Ao enfatizar a vulnerabilidade compartilhada, em vez de se concentrar na exposição à violência e à agressão, os programas inovadores poderiam reformular o tratamento e a prevenção de abusos de animais”, concluíram.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …