Estudo mostra que a aspirina pode ajudar o cérebro a “proteger-se” da poluição

Um novo estudo descobriu que homens mais velhos que tomam anti-inflamatórios, como a aspirina, podem estar protegidos de alguns dos efeitos a curto prazo da poluição atmosférica.

De acordo com o site Science Alert, a investigação foi conduzida entre quase mil homens da área metropolitana de Boston, nos Estados Unidos. Aqueles que tomavam anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) tiveram resultados significativamente mais altos em testes que mediam a memória, a concentração e a capacidade de seguir instruções.

“O nosso estudo indica que a exposição de curto prazo à poluição do ar pode estar relacionada com alterações também a curto prazo na função cognitiva, e que os AINEs podem modificar essa relação“, concluem os autores do estudo publicado, a 3 de maio, na revista científica Nature Aging.

A equipa acredita que isto pode estar relacionado com a forma como este fármaco reduz a inflamação no cérebro, que pode tornar-se crónica se a poluição atmosférica for má o suficiente.

Mas, como reforça o mesmo site, para já, trata-se apenas de uma hipótese. Ainda não se sabe ao certo quais são os impactos a curto prazo da poluição do ar nos nossos cérebros e a comunidade científica terá de conduzir outros ensaios clínicos para descobrir se os AINEs, como a aspirina, podem realmente moderar esses efeitos.

Os próprios cientistas destacam esse facto. “As nossas conclusões ainda não sugerem que todas as pessoas mais velhas devem tomar anti-inflamatórios, porque também são medicamentos com efeitos secundários que não podemos tomar de ânimo leve“, disse a cientista de saúde ambiental Andrea Baccarelli ao jornal britânico The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …