Na segunda edição do Zero-G Portugal, um grupo de estudantes portugueses vai poder falar — e flutuar — com o astronauta alemão Matthias Maurer.
A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia está de regresso a Beja e traz Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia ESA, à cidade alentejana.
O astronauta alemão, que durante 175 dias viveu na Estação Espacial Internacional, volta a Beja para voar (e falar) com os finalistas da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa.
O evento “À conversa com Matthias Maurer” está marcado para dia 2 de setembro, no Castelo de Beja, às 21h15. A participação é livre, mas sujeita à lotação do local.
A sessão antecede o voo parabólico, marcado para a manhã de 3 de setembro, que assinala o final da segunda edição da iniciativa Astronauta por Um Dia.
Mais uma vez, 30 jovens de todo o país, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, participarão nesta experiência, que lhes permite flutuar como os astronautas. O voo parabólico partirá da Base Aérea Nº 11, em Beja, pelas 10h00.
Nos dias anteriores, a Agência Espacial Portuguesa, em cooperação com os demais parceiros, organiza várias atividades para que os jovens estudantes possam desenvolver competências, mas também para se divertirem numa aventura que será, para todos, memorável.
Dos 30 participantes selecionados para o voo parabólico, 20 são rapazes e 10 são raparigas. Quanto à proveniência dos finalistas, a edição deste ano da iniciativa registou uma maior representatividade geográfica.
Pela primeira vez há finalistas vindos da Região Autónoma dos Açores, de Faro e de Beja. Há também finalistas de Lisboa, Santarém, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Braga, Porto e Setúbal.
À primeira fase da II edição do concurso candidataram-se 552 estudantes e, à semelhança da edição de estreia, em 2022, houve participantes de todos os distritos e regiões autónomas.
A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia tem o apoio da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa.
ZAP // PT Space