Estudantes criam máquina de lavar que reutiliza água durante seis meses

Yu-Hsin Chen

A equipa da AquaFresco: Alina Rwei, Chris Lai e Sasha Huang

Três estudantes do Instituto de Tecnologia do Massachusetts criaram uma máquina de lavar roupa capaz de reciclar até 95% da água.

O impacto ambiental escondido da tecnologia corrente de lavagem de roupa é enorme, e muitas vezes negligenciado.

As máquinas de lavar actuais gastam nada menos que 75 litros de água e uma enorme quantidade de detergente para lavar uma colher de sopa de sujidade – uma eficiência inferior a 1%.

Sasha Huang, Alina Rwei e Chris Lai, estudantes do MIT, o famoso Instituto de Tecnologia do Massachusetts, desenvolveram agora uma máquina de lavar com um sistema de filtragem que consegue separar a sujidade e os produtos químicos da água residual.

Após o processo de separação dos resíduos, a AquaFresco consegue reutilizar até 95% da água usada, por um período de até seis meses.

Além da economia de água, o circuito fechado da AquaFresco evita também que os poluentes sejam lançado no sistema de esgoto, reduzindo ainda mais o impacto ambiental das lavagens.

Os três estudantes tinham como objectivo desenvolver um sistema que pudesse ser utilizado por exemplo em cadeias de hotéis – que gastam diariamente milhares de euros para lavar roupa.

O projecto ficou em terceiro lugar na edição 2015 do MIT Water Innovation Prize, mas foi considerado o que tem melhores condições de chegar futuramente ao mercado.

O projecto atraiu entretanto também o interesse de uma entidade muito especial: a agência espacial americana, NASA, que seguramente lhe poderia dar bom uso.

Por exemplo, para lavar os enormes fatos dos astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …