Estudantes criam máquina de lavar que reutiliza água durante seis meses

Yu-Hsin Chen

A equipa da AquaFresco: Alina Rwei, Chris Lai e Sasha Huang

Três estudantes do Instituto de Tecnologia do Massachusetts criaram uma máquina de lavar roupa capaz de reciclar até 95% da água.

O impacto ambiental escondido da tecnologia corrente de lavagem de roupa é enorme, e muitas vezes negligenciado.

As máquinas de lavar actuais gastam nada menos que 75 litros de água e uma enorme quantidade de detergente para lavar uma colher de sopa de sujidade – uma eficiência inferior a 1%.

Sasha Huang, Alina Rwei e Chris Lai, estudantes do MIT, o famoso Instituto de Tecnologia do Massachusetts, desenvolveram agora uma máquina de lavar com um sistema de filtragem que consegue separar a sujidade e os produtos químicos da água residual.

Após o processo de separação dos resíduos, a AquaFresco consegue reutilizar até 95% da água usada, por um período de até seis meses.

Além da economia de água, o circuito fechado da AquaFresco evita também que os poluentes sejam lançado no sistema de esgoto, reduzindo ainda mais o impacto ambiental das lavagens.

Os três estudantes tinham como objectivo desenvolver um sistema que pudesse ser utilizado por exemplo em cadeias de hotéis – que gastam diariamente milhares de euros para lavar roupa.

O projecto ficou em terceiro lugar na edição 2015 do MIT Water Innovation Prize, mas foi considerado o que tem melhores condições de chegar futuramente ao mercado.

O projecto atraiu entretanto também o interesse de uma entidade muito especial: a agência espacial americana, NASA, que seguramente lhe poderia dar bom uso.

Por exemplo, para lavar os enormes fatos dos astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …