Estudantes criam máquina de lavar que reutiliza água durante seis meses

Yu-Hsin Chen

A equipa da AquaFresco: Alina Rwei, Chris Lai e Sasha Huang

Três estudantes do Instituto de Tecnologia do Massachusetts criaram uma máquina de lavar roupa capaz de reciclar até 95% da água.

O impacto ambiental escondido da tecnologia corrente de lavagem de roupa é enorme, e muitas vezes negligenciado.

As máquinas de lavar actuais gastam nada menos que 75 litros de água e uma enorme quantidade de detergente para lavar uma colher de sopa de sujidade – uma eficiência inferior a 1%.

Sasha Huang, Alina Rwei e Chris Lai, estudantes do MIT, o famoso Instituto de Tecnologia do Massachusetts, desenvolveram agora uma máquina de lavar com um sistema de filtragem que consegue separar a sujidade e os produtos químicos da água residual.

Após o processo de separação dos resíduos, a AquaFresco consegue reutilizar até 95% da água usada, por um período de até seis meses.

Além da economia de água, o circuito fechado da AquaFresco evita também que os poluentes sejam lançado no sistema de esgoto, reduzindo ainda mais o impacto ambiental das lavagens.

Os três estudantes tinham como objectivo desenvolver um sistema que pudesse ser utilizado por exemplo em cadeias de hotéis – que gastam diariamente milhares de euros para lavar roupa.

O projecto ficou em terceiro lugar na edição 2015 do MIT Water Innovation Prize, mas foi considerado o que tem melhores condições de chegar futuramente ao mercado.

O projecto atraiu entretanto também o interesse de uma entidade muito especial: a agência espacial americana, NASA, que seguramente lhe poderia dar bom uso.

Por exemplo, para lavar os enormes fatos dos astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …