/

Estudantes criam máquina de lavar que reutiliza água durante seis meses

Yu-Hsin Chen

A equipa da AquaFresco: Alina Rwei, Chris Lai e Sasha Huang

Três estudantes do Instituto de Tecnologia do Massachusetts criaram uma máquina de lavar roupa capaz de reciclar até 95% da água.

O impacto ambiental escondido da tecnologia corrente de lavagem de roupa é enorme, e muitas vezes negligenciado.

As máquinas de lavar actuais gastam nada menos que 75 litros de água e uma enorme quantidade de detergente para lavar uma colher de sopa de sujidade – uma eficiência inferior a 1%.

Sasha Huang, Alina Rwei e Chris Lai, estudantes do MIT, o famoso Instituto de Tecnologia do Massachusetts, desenvolveram agora uma máquina de lavar com um sistema de filtragem que consegue separar a sujidade e os produtos químicos da água residual.

Após o processo de separação dos resíduos, a AquaFresco consegue reutilizar até 95% da água usada, por um período de até seis meses.

Além da economia de água, o circuito fechado da AquaFresco evita também que os poluentes sejam lançado no sistema de esgoto, reduzindo ainda mais o impacto ambiental das lavagens.

Os três estudantes tinham como objectivo desenvolver um sistema que pudesse ser utilizado por exemplo em cadeias de hotéis – que gastam diariamente milhares de euros para lavar roupa.

O projecto ficou em terceiro lugar na edição 2015 do MIT Water Innovation Prize, mas foi considerado o que tem melhores condições de chegar futuramente ao mercado.

O projecto atraiu entretanto também o interesse de uma entidade muito especial: a agência espacial americana, NASA, que seguramente lhe poderia dar bom uso.

Por exemplo, para lavar os enormes fatos dos astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.