Astrónomos apanham estrelas a fugir do disco da Via Láctea devido a “guerras galácticas”

Z. Levay and R. van der Marel, STScI; T. Hallas; and A. Mellinger / NASA, ESA

O estudo de um grupo internacional de astrónomos refuta a teoria de que as estrelas a bordo da Via Láctea provenham de galáxias anãs absorvidas e aponta numa direção oposta.

Algumas estrelas a bordo da nossa galáxia não vêm de galáxias anãs absorvidas pela Via Láctea, como seria de esperar. Pelo contrário, terão sido expulsas da parte central da galáxia até à margem desta no decurso dessas absorções, revela um estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature.

Para chegar a esta conclusão, um grupo internacional de astrónomos estudou duas concentrações estelares vinculadas ao halo da Via Láctea – região do espaço à volta das galáxias espirais – que se encontram a 14.000 anos luz acima e abaixo do plano de disco da nossa galáxia, respetivamente. Trata-se de um grupo de gigantes vermelhas e outro de estrela variáveis de classe RR Lyrae.

Partindo das massas e espectro das ditas estrelas, os astrónomos calcularam a velocidade, direção e idade destes corpos celestes. As medições serviram para descartar que as estrelas tenham nascido numa galáxia anã que desapareceu num choque intergaláctico.

Além da análise da velocidade e direção das estrelas, aquela opção ficou descartada pelo facto de a quantidade de estrelas variáveis prevalecer sobre as gigantes vermelhas, algo incomum para as galáxias anãs.

Assim, uma análise espectral indicou que a sua composição química é mais próxima das estrelas do disco da Via Láctea do que à das “fugitivas” das galáxias vizinhas.

“Agrada-me que tenhamos localizado a parte final destas “guerras galácticas”, algo que confirma que a nossa galáxia é constantemente bombardeada pelos vizinhos“, comentou Kathrym Johnston, investigadora da Universidade de Columbia, nos EUA, citada pela EurekAlert.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

RESPONDER

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …

André Silva e João Mário na mira do Sporting

Os dois jogadores portugueses, atualmente a jogar em Itália, estão na mira dos leões. O mercado de transferências fecha no próximo dia 2 de setembro. O avançado André Silva, atualmente a jogar no AC Milan, está …

Há uma zona do país que esteve acima do limiar de concentração de ozono

A zona da Reboleira, no concelho da Amadora, excedeu esta quinta-feira o limiar de concentração de ozono entre as 17h e as 18h, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale …

Irão revela novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional

O Irão revelou na quinta-feira o seu novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional, o "Bavar-373", num contexto de tensão crescente com os Estados Unidos (EUA). Este é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos …