Astrónomos apanham estrelas a fugir do disco da Via Láctea devido a “guerras galácticas”

Z. Levay and R. van der Marel, STScI; T. Hallas; and A. Mellinger / NASA, ESA

O estudo de um grupo internacional de astrónomos refuta a teoria de que as estrelas a bordo da Via Láctea provenham de galáxias anãs absorvidas e aponta numa direção oposta.

Algumas estrelas a bordo da nossa galáxia não vêm de galáxias anãs absorvidas pela Via Láctea, como seria de esperar. Pelo contrário, terão sido expulsas da parte central da galáxia até à margem desta no decurso dessas absorções, revela um estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature.

Para chegar a esta conclusão, um grupo internacional de astrónomos estudou duas concentrações estelares vinculadas ao halo da Via Láctea – região do espaço à volta das galáxias espirais – que se encontram a 14.000 anos luz acima e abaixo do plano de disco da nossa galáxia, respetivamente. Trata-se de um grupo de gigantes vermelhas e outro de estrela variáveis de classe RR Lyrae.

Partindo das massas e espectro das ditas estrelas, os astrónomos calcularam a velocidade, direção e idade destes corpos celestes. As medições serviram para descartar que as estrelas tenham nascido numa galáxia anã que desapareceu num choque intergaláctico.

Além da análise da velocidade e direção das estrelas, aquela opção ficou descartada pelo facto de a quantidade de estrelas variáveis prevalecer sobre as gigantes vermelhas, algo incomum para as galáxias anãs.

Assim, uma análise espectral indicou que a sua composição química é mais próxima das estrelas do disco da Via Láctea do que à das “fugitivas” das galáxias vizinhas.

“Agrada-me que tenhamos localizado a parte final destas “guerras galácticas”, algo que confirma que a nossa galáxia é constantemente bombardeada pelos vizinhos“, comentou Kathrym Johnston, investigadora da Universidade de Columbia, nos EUA, citada pela EurekAlert.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …