Bizarras estrelas quânticas podem estar mascaradas de buracos negros

NASA, ESA, and D. Coe, J. Anderson, and R. van der Marel (STScI)

Um novo estudo traz à tona a ideia de que estrelas negras ou gravastars podem mesmo existir. Caso seja comprovado, estes corpos estelares podem ter a aparência de um buraco negro.

Quando as estrelas gigantes morrem, não desaparecem delicadamente. Em vez disso, entram em colapso e deixam uma “bola” densa de neutrões no seu lugar, a estrela de neutrões.

No entanto, em alguns casos extremos, há investigadores que acreditam que a estrela gigante se transforma num buraco negro: um ponto com uma densidade infinita e uma campo de gravidade tão poderoso que nem a luz (a coisa mais rápida do universo) consegue escapar.

Agora, uma nova investigação traz de volta à tona a possibilidade de existirem também estrelas negras ou gravastars. Se a sua existência for comprovada, estes corpos estelares podem ter uma aparência muito idêntica à de um buraco negro, com a diferença de não engolirem a luz.

O modelo das estrelas negras e gravastars surgiu há 20 anos. Neste modelo, estes dois objetos espaciais não teriam horizontes de eventos. Contudo, mantém-se em aberto a grande incógnita: como se foram e como se mantêm estáveis.

O investigador Carballo-Rubio estudou o fenómeno chamado polarização do vácuo. Na física quântica, a realidade não tem contornos definidos e uma estranha consequência dessa incerteza é que o vácuo nunca está completamente vazio. Em vez disso, tem partículas virtuais que ora existem, ora não existem.

Na presença de uma enorme quantidade de energia, como no caso de um colapso de uma estrela gigante, essas partículas virtuais podem polarizar-se e dividir-se conforme as suas propriedades. Carballo-Rubio chegou à conclusão que a polarização dessas partículas pode produzir um efeito surpreendente dentro do campo gravitacional das estrelas gigantes que estão a morrer.

Este campo repele a matéria ao invés de a atrair. Quando partículas virtuais se polarizam, o vácuo que ocupam pode possuir energia negativa, fazendo com que o campo gravitacional associado seja repulsivo. Isto poderia prevenir a formação de um buraco negro.

O investigador criou modelos matemáticos que incorporam os efeitos da gravidade repulsiva em equações que descrevem a expansão e contração das estrelas. O seu modelo mostra um híbrido de uma estrela negra ou gravastar que poderia mesmo existir.

No caso deste híbrido, a matéria e o vácuo quântico estão espalhados pela estrutura, havendo maiores concentrações de matéria na camada externa do que dentro. O estudo foi publicado recentemente na Physical Review Letters.

A comunidade científica dividiu-se na receção deste novo estudo: alguns celebraram a possibilidade de uma solução para as equações de Einstein que não são os buracos negros, enquanto outros dizem que as evidências apresentadas não são fortes o suficiente para defender a existência de estrelas negras e gravastars.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As estrelas quânticas, podem ser as famosas estrelas de quarks, que são mais densas do que as estrelas de neutrões e menos densas do que os buracos negros. A velocidade de fuga na superfície da estrela de quarks é um pouco inferior à velocidade da luz (C); daí a luz não ser, por pouco, engolida por esta estrela bizarra. O buraco negro será a estrela cuja densidade é a máxima possível permitida pela natureza. Só os fotões resistem a tamanho esmagamento; logo, os buracos negros são estrelas de fotões compactados ou “congelados”. São, por outras palavras, estrelas de luz aprisionada. Os fotões têm massa de repouso não nula. São as partículas mais leves do universo. Toda a matéria é composta por fotões. A luz é matéria fluídificada e a matéria é luz concentrada. Só o vácuo puro tem massa nula. É a minha opinião sobre o assunto em questão e sobre algo que lhe é lateral.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …