Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

(dr) ESO / Digitised Sky Survey

A estrela Nu Indi (HD 211998)

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu.

A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, até onde sabemos, a maior já devorada pela Via Láctea e foi descoberta em dados da missão Gaia, que criou o mapa 3D mais preciso das estrelas da nossa galáxia.

Esses dados incluíam o movimento adequado das estrelas enquanto giravam — revelando uma população de estrelas a mover-se juntas impulsionadas pela colisão. Análises posteriores sugeriram que a colisão ocorreu entre oito e 11 mil milhões de anos (sendo que o Universo tem cerca de 13,8 mil milhões de anos).

É aqui que entra a Nu Indi (HD 211998), uma velha estrela pobre em metal, com cerca de três vezes o tamanho do Sol, mas apenas 85% da sua massa, que está localizada a apenas 94 anos-luz de distância, na constelação Indus.

Segundo o Science Alert, a análise espetroscópica da sua composição química indica que nasceu mesmo na Via Láctea mas, de acordo com os dados da Gaia, o seu movimento através da galáxia foi alterado pela colisão com a Gaia-Enceladus.

“Como o movimento da Nu Indi foi afetado pela colisão, essa mesma colisão deve ter acontecido depois de a estrela se ter formado”, explicou o astrofísico Bill Chaplin, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

Logo, se for possível determinar a idade desta estrela, é também possível perceber quando é que a colisão ocorreu.

De acordo com este site, a metalicidade é uma pista, uma vez que os cientistas sabem que os metais não existiam até que algumas estrelas já tivessem vivido e morrido, criando elementos pesados à medida que explodiam em supernovas. Esses elementos foram então incorporados nas gerações subsequentes. O fato da Nu Indi ter apenas cerca de 3% da abundância de ferro do Sol indica que é bastante antiga.

Por outro lado, a asterosismologia pode revelar detalhes precisos sobre as propriedades de uma estrela. O método baseia-se nas frequências de oscilação das estrelas ou pulsações na sua intensidade. Essas oscilações estão intimamente ligadas com as propriedades do interior da estrela, como, por exemplo, a sua densidade e perfil acústico. Por sua vez, estão relacionados com a massa e idade da estrela.

Os dados do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), um projeto de telescópio espacial da NASA lançado em 2018, indicam que a Nu Indi tem cerca de 11 mil milhões de anos. Logo, de acordo com os investigadores, cujo estudo foi publicado na revista científica Nature Astronomy, ao permitir que a fusão se propaga pela galáxia, isso significa que a colisão deveria ter começado entre 11,6 e 13,2 mil milhões de anos.

Com esta descoberta, a equipa conseguiu restringir no tempo um dos principais eventos da história da nossa galáxia, ajudando a entender melhor a evolução da Via Láctea. E tudo graças a uma única estrela.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …