Hubble encontra Earendel, a estrela mais distante de sempre. “Agora vamos ver como tudo começou”

4

Uma descoberta digna do livro dos recordes, segundo a própria NASA. Telescópio Hubble detectou a estrela Earendel.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) já tinha avisado que, no dia 30 de Março, iria anunciar uma descoberta digna do livro dos recordes. Essa descoberta chama-se Earendel.

A estrela foi detectada pelo telescópio Hubble, que já foi lançado para o Espaço há mais de 30 anos e nunca tinha detectado uma estrela tão distante do planeta Terra.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado esta semana na revista Nature, e, segundo os autores do estudo, só foi possível por causa da presença de um conjunto de galáxias muito distante, entre a Terra e esta estrela.

A sua luz demorou 12,9 mil milhões de anos a chegar ao nosso planeta. O Universo tinha 7% da sua idade actual quando a estrela surgiu.

Depois de conjuntos de estrelas (clusters), integrados em galáxias dos primeiros tempos, esta é a primeira estrela detectada tão longe: “No início quase nem acreditámos. Estava muito mais distante do que a estrela anterior mais distante”, confessa Brian Welch, da Universidade John Hopkins.

A estrela já existia nos primeiros milhares de milhões de anos da história do Universo, de acordo com a NASA. Ou seja, esta novidade chamada Earendel será um novo rumo para os investigadores que se centram na formação das primeiras estrelas após o Big Bang.

“Earendel existiu há tanto tempo que pode não ter os mesmos elementos que as estrelas que estão hoje ao nosso redor têm. Estudar Earendel será uma janela para uma era do Universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos. É como se estivéssemos a ler um livro realmente interessante, mas começámos com o segundo capítulo e agora teremos a oportunidade de ver como tudo começou”, explicou o cientista Brian Welch.

Earendel significa “estrela da manhã”, no idioma inglês antigo, e recebeu esta designação porque a galáxia onde está inserida formou um arco longo (o Arco do Sol Nascente), devido à sua amplificação e distorção pela lente gravitacional.

A “nova” estrela, que deverá ter pelo menos 50 vezes a massa do Sol, poderá ajudar a comprovar a existência e a aprofundar o estudo de estrelas gigantes primordiais.

É expectável que o novo telescópio James Webb prossiga o trabalho de observação e investigação, em breve. Aliás, é possível que James Webb chegue a estrelas ainda mais distantes do que Earendel.

A Icarus foi detectada há quatro anos e era a estrela mais distante detectada até agora.

ZAP //

4 Comments

  1. Se lá nessa estrela Earendel olhassem para a nossa estrela “Sol”, a luz demoraria o mesmo tempo, logo como é que nós estamos a olhar para o passado e eles não?
    O Homem foi à lua?!

  2. Caro RM, a sua pergunta revela um cerebro inquisdor e curioso, o que e’ magnifico. Sao essas perguntas que fizeram de no’s o bicho pensante, pela curiosidade, e por saber fazer perguntas que obrigam a conhecer melhor o Universo, para lhes dar resposta.
    Eis a minha resposta, com a humildade de alguem que mais nao e’ que um estudioso de fisica nuclear e astrofisica desde os meus 14 anos de idade:
    Se alguem na Estrela Earendel tiver “olhos” para ver a luz do nosso Sol, quando a vir, sem duvida que estara’ a ver o que era o nosso Sol no passado, ou seja, 12.9 mil milhoes de anos (anos-luz sao portanto anos) depois. Quer isto dizer que, entretanto, a propria Estrela Earandel ja’ viveu mais esses 12.9 mil milhoes de anos. Se for a luz do Sol de hoje que alguem em Earandel vir, pois eu e o meu amigo RM estaremos mortos e os nossos atomos a fazer parte da poeira do Universo, ha’ 12.9 mil milhoes de anos…. Tal e qual como Hoje, ao vermos esta Estrela, se calhar a Earendel ja’ nem existe, pois estamos a ver o que ela era ha 12.9 mil milhoes de anos. Pode ja’ se ter transforado em supernova, ou buraco negro, pois a estrelas sao como tudo no nosso Universo: nasce, desenvolve-se e morre – e morrer, significa transformar-se noutra coisa que ja’ nao e’ uma estrela, – tal como os nossos familiares que enterramos, ja’ nao sao seres Humanos e sim corpos sem vida – por muito triste que seja para nos, e’ a lei da vida.

    Ja a sua pergunta se o Homem foi a’ Lua, faz indiciar que foi atingido por um dos idiotas que espalha teses imbecis. Claro que o Homem foi a’ Lua, ois existem milhares de pessoas que pudfram acompanhar e observar, nao pela televisao – onde de facto tal poderia ser manipulado – mas pelos seus proprios olhos e instrumentos, comprovados desde Galileu – telescopios. Para a ida do Homem a’ Lua ter sido uma fraude como esses idiotas afirmam, seria preciso engajar numa conspiracao para essa fraude, milhares e milhares de pessoas, e desacreditar toda a Ciencia desde Galileu – e portanto o meu amigo nao poderia sair a’ rua, pois os autocarros, as pontes, o metro, a sua comida, a sua agua que bebe, tudo advem dessa Ciencia ser solida – embora partes dela estarem sempre a ser desafiadas e a mudar ou crescer, isso nao significa que tudo o que a Ciencia conclui, desaparece. Dariamos em doidos, e de resto nao existiriamos enquanto homens, seriamos ainda macacos nas arvores, a apanhar bannas, e e’ com sorte.
    Continue pois as suas interrogacoes, e pense nas respostas pela sua cabeca. Todo o cerebro pode aprender.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.