/

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo “invisível”)

(dr) Durham University

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária.

Os investigadores que rastrearam os gases no centro da Via Láctea concluíram que as nuvens estão a orbitar um objeto 10 mil vezes a massa do Sol – e, no entanto, quando olham para onde esse objeto deveria estar, nada lá está. A explicação mais óbvia é um buraco negro inativo, que não está se a alimentar ativamente e, portanto, não está a emitir radiação detetável.

De acordo com os cientistas, este é o quinto candidato no centro galáctico, acumulando evidências de que existem não só buracos negros de massa intermediária, como também são abundantes no coração da Via Láctea.

Buracos negros de massa intermediária são exatamente o que parecem. Sabemos que existem buracos negros de massa estelar até 100 vezes a massa do Sol. O maior buraco negro detetado tem 62 vezes a massa do Sol, criadas pela fusão de dois buracos negros no evento de ondas gravitacionais GW150914. Existem também buracos negros supermassivos, como aqueles que alimentam galáxias. Começam em cerca de 100 mil massas solares, mas podem se tornar incompreensivelmente massivos.

A classe entre eles – entre mil e 100 mil massas solares – é chamada de buraco negro de massa intermediária. Porém, ainda não se sabe se existem verdadeiramente. Como os buracos negros não emitem nenhuma radiação detetável, em vez de procurá-los, os cientistas procuram os efeitos que os buracos negros teriam sobre outros objetos no espaço próximo.

A astrofísica Shunya Takekawa, do Observatório Astronómico Nacional do Japão, e os seus colegas estudam o movimento das nuvens de gás de alta velocidade no centro da Via Láctea para ajudar a responder a essas perguntas.

Em busca desses objetos, os cientistas já usaram anteriormente o método de rastreamento de gás para determinar o horizonte de eventos – região esférica do espaço ao redor do buraco negro, onde a luz não passa. Agora, aplicaram este método à nuvem de gás de alta velocidade.

A nuvem HCN-0.085-0.094 consiste em três pequenos coágulos, um dos quais gira ao redor do centro, mas não aumenta de tamanho. “Um dos três aglomerados tem uma estrutura semelhante a um anel com um gradiente de velocidade muito acentuado. Esta estrutura cinemática assume uma órbita em torno de um objeto em forma de anel com uma massa de 100 mil massas solares. A ausência de homólogos estelares indica que o objeto parecido com um ponto pode ser um buraco negro quiescente”, escreveram.

Os resultados do estudo mostram que os fluxos de gás vortex na parte central da Via Láctea podem ser usados para procurar candidatos a buracos negros de massa intermédia. Os autores acreditam que se forem desenvolvidos métodos para deteção confiável de buracos negros de massa intermediária, eles estarão no “coração” da nossa galáxia, à espera de serem encontrados.

Os resultados da investigação foram publicados este mês na revista científica Astrophysical Journal e estão disponíveis no portal arXiv.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.