Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser abandonados.

Julia Beatty, professora de Ciências Veterinárias da Universidade de Sydney, e uma das autoras do estudo, descobriu que mais de 83% dos gatos que são levados a consultas de veterinários na Austrália foram esterilizados. Este é um número que tem aumentando no país, porém os especialistas sublinham que a prática deve ser feita no geral.

O estudo indica que a castração em animais com quatro meses ou menos foi realizada em apenas 21,5% das gatas, enquanto apenas 59,8 % foram castradas aos seis meses de idade.

“Esta situação cria uma lacuna potencial de gravidez entre o momento em que a gata atinge a puberdade e a idade na cirurgia”, disse Beatty. “Porém, é uma lacuna que pode ser eliminada se se começar a castrar os gatos antes dos quatro meses de idade”.

Beatty defende que a castração precoce é importante para evitar que ninhadas indesejadas acabem por ir parar a abrigos sobrecarregados e que têm poucos recursos. Esta situação acaba por ser prejudicial ao seu bem-estar e coloca stress adicional à vida animal, avança o Phys.

“Esperemos que o nosso estudo incentive as pessoas que possuem animais a castrarem os seus gatos antes de estes atingirem os quatro meses de idade”, realçou Beatty. “Isso seria uma vitória para o bem-estar dos gatos”, que muitas das vezes acabam por ser abandonados e receber maus tratos ao longo da sua vida por não terem nenhuma família que os consiga abrigar.

A equipa de investigadores estudou registos médicos anónimos de mais de 52 mil gatos, incluindo gatos de estimação, gatos reprodutores e gatos pertencentes a abrigos.

Durante a pesquisa, a equipa descobriu que a prática de castrar gatos mais jovens está a aumentar, mas apenas 59,8% das gatas foram esterilizadas aos seis meses de idade. Contudo, os veterinários lembram que uma fêmea pode dar à luz até três ninhadas, de até seis gatinhos por ano.

“São muitos gatos – muito mais do que o número de casas”, lamenta Lara Boland, co-autora do estudo.

Os resultados do estudo foram publicados revista Scientific Reports em janeiro.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …