/

Este novo hotel vai fazê-lo rir: é feito de canábis

AfricaNews

Hemp Hotel

O novo Hemp Hotel tem 12 andares, 54 quartos e é o novo estabelecimento comercial da Cidade do Cabo, na África do Sul. O nome não mente — é feito inteiramente de canábis.

O Hemp Hotel (Hotel de Cânhamo) já está a ganhar a fama de maior edifício do mundo feito a partir de canábis.

O hotel, que vai abrir na Cidade do Cabo, na África do Sul, é feito 100% de cânhamo industrial, uma variedade da planta herbácea Cannabis sativa cuja fibra é habitualmente usada para o fabrico de tecidos, papel, cordas ou até forragem animal.

Blocos construídos a partir do que é chamado “cimento de cânhamo”, feitos das partes mais lenhosas da planta, erguem o inovador edifício, fornecendo ao mesmo tempo propriedades isolantes e à prova de fogo.

Wikimedia Commons

Cimento de cânhamo, em fase de produção

Apesar de o cimento habitual ainda fazer parte do sustento da estrutura, o recurso à planta de canábis é uma alternativa que deixa uma “pegada ecológica mínima”, segundo relatório da AFP.

“O cimento de cânhamo não é novo (…) é como se estivéssemos a voltar ao básico em termos de construção com tecnologias, mas em maiores escalas”, afirmou um dos envolvidos no projeto à AfricaNews.

Enquanto as construções de cimento são responsáveis por 11% das emissões globais de dióxido de carbono, o cânhamo (tal como o micélio e as algas) é biomaterial sustentável e alternativa fiável ao cimento, com vista a redução da pegada de carbono, de acordo com o Interesting Engineering.

Aliás, o cânhamo até é “carbono negativo”, isto é, retira mais carbono do ar do que aquele que emite.

Em dezembro de 2021, uma empresa francesa de arquitetura e paisagismo já tinha construído o primeiro edifício público de cimento de cânhamo do país — o pavilhão desportivo Pierre Chevet, com 380 metros quadrados.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.