Parece ser um emprego de sonho: por apenas dois dias de trabalho por ano, pode ganhar cerca 100 mil euros apenas por… mudar uma lâmpada. No entanto, o emprego não é para qualquer um.
A cada seis meses, aproximadamente, um empregado de Dakota do Sul, nos EUA, vê a sua carteira ficar bem recheada, mas enfrenta também horas de trabalho impróprio para cardíacos.
O corajoso só tem uma tarefa: mudar uma lâmpada. O problema é a sua localização — está a 600 metros de altura.
A gigantesca torre tem um farol aceso no seu ponto mais alto que, tal como qualquer lâmpada, funde e precisa de ser substituída de vez em quando.
Sozinho, o homem escala a torre com os olhos na recompensa choruda, que pode atingir os 100 mil euros por ano, que talvez sejam merecidos uma vez que não há muitos profissionais capazes de completar a missão.
Primeiramente, a lâmpada não é o típico objeto que encontramos nos nossos candeeiros e requer experiência para ser mudada. O mesmo se aplica à torre celular em causa que, construída com um suporte metálico, vai ficando cada vez mais estreita e não tem quaisquer medidas de proteção — quem a escala, depende apenas de uma corda para não acabar no chão.
Apesar de o valor salarial ser consensualmente elevado, importa sublinhar que as taxas variam dependendo das fontes. Enquanto o Mirror fala em 100 mil euros por ano em cerca de duas escaladas anuais, o Perk afirma que são cerca de 20 mil euros por escalada.
A profissão pode parecer apelativa, mas até atingir os seis dígitos salariais por ano, é preciso escalar muito — no primeiro ano de experiência, estes profissionais ganham apenas cerca de 15 euros por hora.
Adoro alturas para mim e magnífico adrenalina com responsabilidade e segurança
Aventureiro e adrenalina
Gosto
Gosto e MT gratificante para desafios adoro
Mim contrata