Este ano há 299 praias e 15 marinas com Bandeira Azul

A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou hoje o presidente da Associação Bandeira Azul.

Num ano em que o mote é “Faz da mudança a tua praia”, José Archer precisou que em 2015 e 2014 houve o mesmo número de bandeiras atribuídas, mas há “mais uma zona balnear e duas marinas”.

“Continuamos no limiar das 300 bandeiras (em praias), que ainda não atingimos porque alguém se atrasou na candidatura”, referiu.

Do total das praias galardoadas, 283 são costeiras, registando-se três novos locais na lista global: Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve).

Em termos de saídas houve 20 praias e três marinas, enquanto na contabilização de reentradas há 18 em termos de praias.

Uma bandeira foi hasteada numa nova marina, em Lisboa.

Quando se completam 29 anos de atribuição de bandeiras azuis, José Archer notou uma “evolução e crescimento constantes”, recordando que a fasquia das 100 praias foi ultrapassada em 1989, tendo-se chegado às 200 em 2006.

A região Norte soma este ano 65 galardões, menos uma que em 2014, o Centro manteve as mesmas 27 bandeiras, o Tejo somou mais cinco, para um total de 54, enquanto no Alentejo se perdeu uma, contabilizando-se agora 26.

O Algarve continuou a liderar a lista da região com mais galardões, com 85 (mais três que em 2014), nos Açores houve a perda de uma bandeira, com a região a registar 31 galardões, e na Madeira 11 bandeiras azuis, menos quatro que no ano passado.

A nível das marinas, o presidente destacou o hastear da bandeira na Doca de Recreio de Santo Amaro, gerida pelo Porto de Lisboa, por ser a “primeira vez que uma entidade pública se candidata como gestora e ver galardoada uma marina”.

Com esta entrada, a região do Tejo registou três portos/marinas galardoados, tal como o Centro, que manteve o mesmo número.

O Algarve manteve as suas quatro bandeiras, enquanto os Açores perderam a distinção em Vila Franca do Campo, totalizando agora cinco, enquanto a Madeira ficou sem qualquer galardão, ao saírem da lista as marinas do Funchal e da Quinta do Lorde.

A Associação Bandeira Azul revelou estarem planeadas 707 atividades de educação ambiental, em 650 praias e 57 marinas, havendo ainda concurso sobre práticas sustentáveis e códigos de conduta.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2015 estão previstas para 1 de junho, nos concelhos de Sesimbra (Alentejo), e 12 de junho, em Pampilhosa da Serra (Tejo). Na Marina da Horta (Açores), o galardão deverá ser colocado a 6 de junho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …