Este ano há 299 praias e 15 marinas com Bandeira Azul

A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou hoje o presidente da Associação Bandeira Azul.

Num ano em que o mote é “Faz da mudança a tua praia”, José Archer precisou que em 2015 e 2014 houve o mesmo número de bandeiras atribuídas, mas há “mais uma zona balnear e duas marinas”.

“Continuamos no limiar das 300 bandeiras (em praias), que ainda não atingimos porque alguém se atrasou na candidatura”, referiu.

Do total das praias galardoadas, 283 são costeiras, registando-se três novos locais na lista global: Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve).

Em termos de saídas houve 20 praias e três marinas, enquanto na contabilização de reentradas há 18 em termos de praias.

Uma bandeira foi hasteada numa nova marina, em Lisboa.

Quando se completam 29 anos de atribuição de bandeiras azuis, José Archer notou uma “evolução e crescimento constantes”, recordando que a fasquia das 100 praias foi ultrapassada em 1989, tendo-se chegado às 200 em 2006.

A região Norte soma este ano 65 galardões, menos uma que em 2014, o Centro manteve as mesmas 27 bandeiras, o Tejo somou mais cinco, para um total de 54, enquanto no Alentejo se perdeu uma, contabilizando-se agora 26.

O Algarve continuou a liderar a lista da região com mais galardões, com 85 (mais três que em 2014), nos Açores houve a perda de uma bandeira, com a região a registar 31 galardões, e na Madeira 11 bandeiras azuis, menos quatro que no ano passado.

A nível das marinas, o presidente destacou o hastear da bandeira na Doca de Recreio de Santo Amaro, gerida pelo Porto de Lisboa, por ser a “primeira vez que uma entidade pública se candidata como gestora e ver galardoada uma marina”.

Com esta entrada, a região do Tejo registou três portos/marinas galardoados, tal como o Centro, que manteve o mesmo número.

O Algarve manteve as suas quatro bandeiras, enquanto os Açores perderam a distinção em Vila Franca do Campo, totalizando agora cinco, enquanto a Madeira ficou sem qualquer galardão, ao saírem da lista as marinas do Funchal e da Quinta do Lorde.

A Associação Bandeira Azul revelou estarem planeadas 707 atividades de educação ambiental, em 650 praias e 57 marinas, havendo ainda concurso sobre práticas sustentáveis e códigos de conduta.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2015 estão previstas para 1 de junho, nos concelhos de Sesimbra (Alentejo), e 12 de junho, em Pampilhosa da Serra (Tejo). Na Marina da Horta (Açores), o galardão deverá ser colocado a 6 de junho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …