Estátuas de Salazar estão “devidamente acondicionadas” e não vão ver a luz do dia

António Oliveira Salazar

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão não tem quaisquer planos para exibir uma estátua e um busto de Salazar que lhe foram cedidos pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). A garantia é dada pelo autarca Leonel Gouveia que, contudo, lamenta que “o passado não pode ser escondido” e que “vivemos com muitos fantasmas”.

As declarações do autarca de Santa Comba Dão surgem depois de o Bloco de Esquerda (BE) ter manifestado a preocupação com a eventual exposição de uma das estátuas. Para apurar dessa possibilidade, chegou a solicitar à Câmara o acesso ao protocolo da cedência assinado com a DGPC.

“Existem duas estátuas com a figura de Salazar guardadas pela Câmara de Santa Comba Dão. Uma delas poderá ser exibida na cidade em local ainda a definir. A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda assume-se manifestamente contra essa possibilidade, que considera uma ofensa e um ultraje aos valores da democracia e da liberdade”, apontou o Bloco.

Mas o autarca do PS nega aquela hipótese, sustentando que as duas estátuas “estão devidamente acondicionadas em edifício da Câmara Municipal” e que “nunca foi pensada a sua localização e a sua instalação, se é que alguma vez ela venha a acontecer”, conforme declarações divulgadas pela Rádio Renascença. “Não é verdade que alguma vez tivesse tido alguma localização, nem nunca esteve este assunto em cima da mesa”, garante ainda.

Leonel Gouveia conta à Renascença que a DGPC contactou a autarquia porque “tinha duas estátuas no Mercado Abastecedor de Lisboa, que tinham sido retiradas há alguns anos do Palácio Foz, e agora precisavam de libertar o espaço e [perguntava] se a autarquia as queria receber a título de cedência, não doação”.

As duas estátuas permanecem, assim, armazenadas e não vão ser incluídas no Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) que a autarquia pretende abrir no local da Escola Cantina Salazar. Leonel Gouveia frisa que “o centro interpretativo do Estado Novo não terá nenhum objecto pessoal, nem nenhum busto” de Salazar.

Mas o autarca lamenta que “infelizmente, vivemos com muitos fantasmas do passado e devíamos-nos preocupar com o futuro”. “Estas abordagens fundamentalistas até fazem crer que Santa Comba Dão é uma terra de fascistas e que fique claro que estamos a trabalhar do ponto de vista científico, do ponto de vista daquilo que foi o século XX português e, em particular, o Estado Novo”, diz.

O passado não pode ser escondido, pelo contrário, tem de ser bem recordado para não voltar acontecer”, acrescenta.

O CIEN pretende ser um “espaço de celebração da democracia”, dando a conhecer “de forma isenta” uma parte da História de Portugal. “É nosso objectivo que o CIEN seja um equipamento obrigatório para a visita de escolas, que sirva de local de estudo para estudantes universitários, que receba investigadores e historiadores, que seja um espaço de celebração da democracia”, aponta o autarca.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se alguma vez for o caso de se quererem ver livre das estátuas do grande Homem e Estadista que o Prof. Dr. António de Oliveira Salazar eu ficarei com elas, colocá-la-sei nas minhas pobres propriedades, onde construirei à minha custa um pequeno espaço, contudo digno da pessoa e das estátuas, para que todo o português e portuguesa que quiser visitá-las, rezar, colocar flores o possa fazer em liberdade, sem medo dos robles do bloco de esquerda e gentalha do género. Aliás, os políticos de hoje são meros pigmeus ao pé da estatura moral, social, económica e cultural de António de Oliveira Salazar, que tanta falta faz a Portugal.

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …