Estado Islâmico voltou a entrar em Palmira mas retirou durante a madrugada

Bernard Gagnon / Wikimedia

Templo de Baal, em Palmira

Templo de Baal, em Palmira

Os extremistas do Estado Islâmico retiraram-se esta madrugada do centro da cidade síria de Palmira, onde tinham voltado a entrar no sábado, após ataques aéreos russos, disse hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O Estado Islâmico tomou Palmira em maio de 2015 e foi expulso da cidade pelo exército sírio há oito meses, mas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico voltaram este sábado a entrar na cidade histórica de Palmira, na província de Homs, centro da Síria.

Segundo a organização não-governamental, que obtém as informações de ativistas, combatentes rebeldes e pessoal de saúde no terreno, os ‘jihadistas’ entraram pela zona do hospital de Palmira, na periferia noroeste da cidade.

“Os raides violentos da aviação russa durante a noite sobre Palmira forçaram o Estado islâmico a sair de Palmira, horas depois de os ‘jihadistas’ terem reentrado na cidade”, disse Rami Abdel Rahman, responsável do OSDH.

Os ataques aéreos mataram combatentes do Estado Islâmico, acrescentou, sem avançar com um número.

“O exército sírio levou reforços para Palmira durante a noite e os raids continuam a visar posições ‘jihadistas’ em redor da cidade”, disse o mesmo responsável à agência de notícias AFP.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …

Do confinamento alargado aos limites nos despedimentos. O que pode mudar com o "novo" estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Chefe do principal hospital russo responsável por tratar Covid-19 infetado depois de apertar mão a Putin

O chefe do principal hospital de tratamento ao coronavírus de Moscovo, que se reuniu com o Presidente Vladimir Putin há uma semana, divulgou na terça-feira que testou positivo à doença, depois de o Kremlin anunciar …

Contribuintes devem estar “tranquilos” sobre reembolso do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse que até meio da manhã já foram entregues mais de 270 mil declarações de IRS e afirmou que os portugueses podem “estar tranquilos” relativamente ao reembolso. “Estamos em …

Torneiro de Wimbledon cancelado. É a primeira vez desde a II Guerra Mundial

O torneio de ténis de Wimbledon, o mais antigo ‘Grand Slam' do mundo, foi cancelado pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, devido à pandemia de covid-19, anunciou o All England Club, entidade organizadora …

Governo prepara aulas pela televisão para todos os níveis educativos

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo está a preparar uma solução assente na Televisão Digital Terrestre (TDT) para assegurar as aulas no período em que as escolas estão encerradas por causa da pandemia …

Com mais de 13.000 mortos e 110.000 infetados, Itália prepara-se para prolongar quarentena

As mortes em Itália associadas ao novo coronavírus ascenderam esta quarta-feira às 13.155, após serem registados mais 727 óbitos nas últimas 24 horas. Os números foram avançados pela Proteção Civil italiana que dá conta que se …