Estado Islâmico executou quase duas mil pessoas desde junho

(dr) Dabiq Magazine

-

A organização extremista Estado Islâmico (EI) executou 1.878 pessoas na Síria desde junho último, quando proclamou um califado na Síria e no Iraque, denunciou hoje a organização não-governamental Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo os dados da OSDH, 1.175 pessoas assassinadas eram civis. A ONG assegura que constatou as mortes e acrescenta que as vítimas perderam a vida por disparos, foram degoladas, decapitadas ou lapidadas.

O Observatório, que conta com um grande número de voluntários no terreno, acrescentou que mais de 930 das vítimas eram da tribo Al Sahitat, que resistiu ao avanço do EI na província de Deir al Zor.

Do total de vítimas, 81 eram rebeldes de outras fações, incluindo outros grupos jihadistas como a Frente al Nusra, filial da Al-Qaeda na Síria, que foram capturados em confrontos ou em postos de controlo levantados em zonas controladas pelo EI.

No mesmo período, o EI executou 120 dos seus membros, segundo a OSDH, que detalhou que muitos desses membros eram estrangeiros que foram detidos quando pretendiam regressar aos seus países de origem.

A organização síria acrescentou que 50 oficiais, soldados e ativistas pró-governamentais foram assassinados depois de capturados.

O Observatório advertiu, porém, que este número podia ser mais elevado uma vez que centenas de pessoas desapareceram de centros de detenção do grupo jihadista além de se desconhecer o paradeiro de mil membros da tribo Al Shahitat.

No documento, a OSDH refere que há dezenas de cidadãos curdos desaparecidos desde o início da ofensiva contra a população curda de Kobani, a 16 de setembro.

Segundo a ONU, mais de 200.000 pessoas faleceram na Síria desde que a guerra começou em março de 2011 e que no verão passado sofreu uma alteração brusca depois de o EI ter feito uma ofensiva relâmpago na Síria e no Iraque.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …