Estado Islâmico destrói a mesquita onde foi proclamado o califado

White House

Mesquita de al Nouri em Mossul destruida

Mesquita de al Nouri em Mossul destruida

Da mesquita al Nouri de Mossul, no Iraque, restam agora apenas ruínas. As forças iraquianas confirmaram que o Estado Islâmico fez explodir a mesquita medieval, esta quarta-feira.

Foi nessa mesma mesquita que agora aparece destruída, que Abou Bakr al-Baghdadi proclamou, em 2014, o califado. A destruição da mesquita aconteceu na quarta-feira à noite, o quarto dia da ofensiva do exército iraquiano, apoiado pela coligação internacional para desalojar os combatentes Daesh dos últimos quilómetros do centro histórico.

Os últimos mas não os mais fáceis. Os jihadistas estão entrincheirados em ruelas estreitas e terão espalhado minas por todo o lado. Nesta zona da cidade estão ainda encurralados cem mil civis.

“As nossas forças estavam a avançar em direção aos seus alvos, na zona histórica de Mosul, e quando estavam a 50 metros da mesquita, o Estado Islâmico cometeu outro crime histórico ao fazer explodir as mesquitas de Nuri e de Hadba”, referiu o comandante da ofensiva de Mosul, o general Abdulamir Yarallah, em comunicado.

Numa visita a um dos mercados numa área já libertada da cidade, o general Rupert Jones, comandante adjunto da coligação internacional, disse que o fim do Estado Islâmico está próximo.

“O Estado Islâmico é um inimigo sem humanidade, é um inimigo que não respeita ninguém, contenta-se em assassinar civis em grande número. Eles estão desesperados e estão a recorrer a medidas desesperadas. Sabem que o fim está próximo“, afirmou o comandante.

A reconquista de Mossul é um símbolo importante do fim do lado iraquiano do califado, ainda que os combates continuem a sul e a ocidente da cidade.

PARTILHAR

RESPONDER

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …