Estado gastou mais de 30 milhões com advogados em 5 anos (só do Banco de Portugal saíram 24 milhões)

As entidades públicas assinaram contratos de mais de 30 milhões de euros com as dez maiores sociedades de advogados do país apenas nos últimos cinco anos. Só o Banco de Portugal contratou serviços por 15 milhões a duas dessas empresas.

O Estado gastou mais de 30 milhões de euros com serviços de advogados nos últimos cinco anos, conforme dados recolhidos pelo jornal Público no portal de contratos públicos.

A sociedade de advogados Vieira de Almeida, a segunda maior do país, arrecadou o valor mais elevado com contratações públicas de 11,5 milhões de euros.

A ibérica Cuatrecasas assinou contratos de prestações de serviços com entidades públicas no valor de 7,6 milhões de euros.

Dos 18 milhões de euros pagos pelo Estado a estas duas sociedades de advogados, o Banco de Portugal (BdP) desembolsou 15 milhões de euros.

De resto, o BdP é a única entidade pública da lista consultada pelo Público que fez contratos para prestação de serviços jurídicos com valores superiores a 1 milhão de euros.

No período entre 2015 e 2019, o BdP gastou cerca de 24 milhões de euros com sociedades de advogados.

Vários dos contratos assinados com estas firmas foram feitos por ajuste directo, nomeadamente com a Vieira de Almeida. O Público contabiliza “cinco ajustes directos, entre Julho de 2015 e Junho de 2018, num somatório de 9,3 milhões de euros” com esta sociedade de advogados.

Aquele valor “representa 81% do valor dos contratos realizados com entidades públicas [pela Vieira de Almeida] ao longo dos cinco anos analisados”, de acordo com o mesmo jornal.

O BdP celebrou ainda “seis ajustes directos no valor global de 5,7 milhões de euros” com a Cuatrecasas, o que representa “75% do total de contratos assinados por esta sociedade nestes cinco anos”, ainda segundo o referido diário.

O contrato mais alto assinado por ajuste directo pelo BdP aconteceu em Junho de 2018, envolvendo a Vieira de Almeida e um valor de 4,85 milhões de euros. O supervisor bancário justificou o ajuste directo com “motivos de urgência imperiosa resultante de acontecimentos imprevisíveis” para “serviços de assessoria jurídica e de patrocínio judiciário”.

Em Março de 2019, o BdP assinou mais um contrato por ajuste directo com a Cuatrecasas por 3 milhões de euros.

Apesar de estes dois últimos ajustes directos se prolongarem por um período de três anos, o que significa que ainda estão em vigor, o BdP voltou a contratar novos serviços jurídicos à Vieira de Almeida por 890 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os advogados são, de longe o maior cancro de Portugal!!
    O facto de boa parte dos políticos portugueses serem advogados não é apenas coincidência!…

  2. Isto deve ter sido para pagar ou distribuir pelos amigos parasitas e não para pagar serviços.

    Mais uma vez paga o Zé Povinho.

    Gatunos

RESPONDER

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …