Esta “solução de recurso” não conta com o apoio do PSD

António Cotrim / Lusa

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Marco António Costa

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Marco António Costa

O porta-voz dos sociais-democratas, Marco António Costa, afirmou esta terça-feira que a formação de um executivo do PS não conta com o apoio do PSD, considerando-a “uma solução de recurso” num contexto de “crise política grave e inédita”.

“Respeitando a decisão do senhor Presidente da República, não queremos deixar de sublinhar, no entanto, que esta nova solução de Governo não conta com o nosso apoio político, apenas responsabilizando o PS e os partidos da esquerda radical que com ele se comprometeram para sustentar politicamente o futuro Governo no Parlamento”, declarou Marco António Costa, em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa.

Antes, o porta-voz e vice-presidente do PSD considerou que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, “como é óbvio, teve de encontrar uma solução de recurso para responder a uma crise política grave e inédita nestes 40 anos de democracia e cujas alternativas poderiam representar um custo maior para Portugal”.

CDS desafia Costa a divulgar respostas a questões do Presidente da República

Por sua vez, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, desafiou o secretário-geral do PS e primeiro-ministro indigitado a divulgar as respostas que deu às questões colocadas pelo Presidente da República.

“Sendo públicas as dúvidas colocadas pelo chefe de Estado, não devem ser confidenciais as respostas. Estamos a falar da estabilidade e da governabilidade de Portugal, ou seja, do interesse nacional. Em nome da transparência e do debate democrático, não é compreensível que o primeiro-ministro indigitado se furte a esclarecer as respostas que deu”, desafiou Nuno Magalhães.

O CDS-PP reagiu, assim, através do seu líder parlamentar, que leu uma declaração escrita, no Parlamento, ao anúncio pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, de que indigitou o líder do PS, António Costa, para primeiro-ministro.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Falam tanto e rico exemplo que está a dar do Pais a União Europeia, ainda nem começaram a governar e este já passa a ideia para fora de que existe uma crise política grave e inédita para ajudar a enterrar o ps ,apenas esquecendo que enterra é o Pais, tome vergonha e veja como deixaram o povo nos últimos 4 anos, só deve ver os ricos e novos ricos que apareceram a custa dos tachos criados.
    Sou sincero devia esta coligação conseguir feitos únicos em Portugal para calar muitas matracas que por ai andam e olhem que a 4 anos votei psd.

  2. Este artista ainda tem a lata de aparecer em publico depois do “serviço” que fez em Gaia?!
    Com um vice presidente com este currículo, o PSD vai longe!…

  3. Só não é nenhum “lava jato”tão pouco “marquês” mas em Portugal perfilam-se 6 ou 7 personalidades do socratismo de gema para um suposto “NOVO” governo xuxalista! Tenham vergonha! Os socratistas deviam ser banidos do partido – Leiam “contos proibidos” de Rui Mateus (fundador do PS) e perceberão melhor

RESPONDER

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …