Esta “solução de recurso” não conta com o apoio do PSD

António Cotrim / Lusa

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Marco António Costa

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Marco António Costa

O porta-voz dos sociais-democratas, Marco António Costa, afirmou esta terça-feira que a formação de um executivo do PS não conta com o apoio do PSD, considerando-a “uma solução de recurso” num contexto de “crise política grave e inédita”.

“Respeitando a decisão do senhor Presidente da República, não queremos deixar de sublinhar, no entanto, que esta nova solução de Governo não conta com o nosso apoio político, apenas responsabilizando o PS e os partidos da esquerda radical que com ele se comprometeram para sustentar politicamente o futuro Governo no Parlamento”, declarou Marco António Costa, em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa.

Antes, o porta-voz e vice-presidente do PSD considerou que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, “como é óbvio, teve de encontrar uma solução de recurso para responder a uma crise política grave e inédita nestes 40 anos de democracia e cujas alternativas poderiam representar um custo maior para Portugal”.

CDS desafia Costa a divulgar respostas a questões do Presidente da República

Por sua vez, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, desafiou o secretário-geral do PS e primeiro-ministro indigitado a divulgar as respostas que deu às questões colocadas pelo Presidente da República.

“Sendo públicas as dúvidas colocadas pelo chefe de Estado, não devem ser confidenciais as respostas. Estamos a falar da estabilidade e da governabilidade de Portugal, ou seja, do interesse nacional. Em nome da transparência e do debate democrático, não é compreensível que o primeiro-ministro indigitado se furte a esclarecer as respostas que deu”, desafiou Nuno Magalhães.

O CDS-PP reagiu, assim, através do seu líder parlamentar, que leu uma declaração escrita, no Parlamento, ao anúncio pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, de que indigitou o líder do PS, António Costa, para primeiro-ministro.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Falam tanto e rico exemplo que está a dar do Pais a União Europeia, ainda nem começaram a governar e este já passa a ideia para fora de que existe uma crise política grave e inédita para ajudar a enterrar o ps ,apenas esquecendo que enterra é o Pais, tome vergonha e veja como deixaram o povo nos últimos 4 anos, só deve ver os ricos e novos ricos que apareceram a custa dos tachos criados.
    Sou sincero devia esta coligação conseguir feitos únicos em Portugal para calar muitas matracas que por ai andam e olhem que a 4 anos votei psd.

  2. Este artista ainda tem a lata de aparecer em publico depois do “serviço” que fez em Gaia?!
    Com um vice presidente com este currículo, o PSD vai longe!…

  3. Só não é nenhum “lava jato”tão pouco “marquês” mas em Portugal perfilam-se 6 ou 7 personalidades do socratismo de gema para um suposto “NOVO” governo xuxalista! Tenham vergonha! Os socratistas deviam ser banidos do partido – Leiam “contos proibidos” de Rui Mateus (fundador do PS) e perceberão melhor

RESPONDER

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …