Novo esquema fraudulento com o MBWay causa alarme

1

Os utilizadores estão a receber emails que alegam que precisam de aceder a um link para atualizar o sistema de segurança. Trata-se de um esquema de phishing.

As burlas com o MB WAY não são um problema novo. Nos últimos anos, com a popularização do serviço de pagamentos com o telemóvel — que já soma 4,5 milhões de utilizadores — surgiram também vários tipos de esquemas fradulentos.

A maioria das burlas ocorre em compras online, o burlão põe alguma coisa à venda ou mostra-se interessado em comprar algum produto da vítima e alega que não está a conseguir fazer o pagamento, tentando obter o PIN pessoal da vítima para poder entrar na sua conta e roubar-lhe dinheiro.

Caso a vítima não tenha MB WAY, há também muitos casos em que o suposto comprador sugere ao vendedor que se dirija a uma caixa Multibanco, ajudando-o nos passos a dar para aderir ao serviço.

Nestas situações, depois de introduzir o cartão de débito na caixa automática, o burlão indica à vítima um contacto telefónico e um código que recebeu no seu telemóvel. Com esta operação, a vítima associa aquele contacto telefónico à sua conta, dando à pessoa que o detinha total acesso ao seu dinheiro.

Nos últimos tempos, surgiu um novo esquema que usa o receio das burlas para seu próprio benefício. Os utilizadores recebem emails de um endereço que parecer ser da SIBS e que refere que as medidas de segurança do seu cartão têm de ser atualizadas através de um link. A mensagem refere ainda que o processo só demora três minutos.

Este esquema trata-se de um exemplo de phishing, com os burlões a tentar “pescar” dados pessoais das vítimas, incluindo a informação bancária, usando o MB WAY como isco, relata o Pplware. Não deve, em qualquer circunstância, clicar nos links ou fornecer dados seus.

Deve também ter em atenção o aspeto visual da mensagem, como os gráficos usados ou possíveis erros ortográficos, que geralmente dão a entender que se trata de uma burla. Também deve desconfiar de emails com ofertas muito generosas ou com mensagens alarmistas e ameaçadoras.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.