/

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz.

Agora, os investigadores determinaram que a mulher viveu tanto há dois mil anos – mais cem anos do que se acreditava – e poderia muito bem ter sido uma princesa na época.

Encontrada ao lado da mulher, havia vários ornamentos de bronze, incluindo um fecho, pulseiras, um colar de missangas, um alfinete feito de osso e um banquinho de madeira. Também foi encontrado um pedaço de couro de vaca e roupas feitas de lã – um achado arqueológico raro na Polónia, devido aos padrões locais de decomposição. Juntos, estes objetos indicam que a mulher, na época, tinha um status importante.

Investigadores da Universidade de Szczecin e Varsóvia colaboraram num esforço para datar os objetos e o esqueleto após a descoberta do século XIX. Por datação por radiocarbono dos ossos, a equipa determinou que a mulher morreu por volta dos 30 a.C ou antes. Técnicas de datação já tinham concluído que o enterro ocorreu no final do século II.

“Nós achámos que a discrepância na data pode ser um erro relacionado com a medição – os resultados podem ser diferentes quando a dieta do falecido é rica em peixe“, disse a arqueóloga Marta Chmiel-Chrzanowska, da Universidade de Szczecin à Science in Poland.

Apesar da herança costeira nas Ilhas Pomerânia ou Bálticas, uma análise de isótopos nos seus dentes indicou que a dieta não incluía peixes do oceano. “Não encontrámos nenhum vestígio de peixe do Báltico na sua dieta, mas consumiu muitos produtos de origem animal, como evidenciado pelo tipo de proteína preservada nos dentes. Também podia ter comido peixe de lagos e rios interiores“, disse Rafał Fetner, da Universidade de Varsóvia.

Embora a mulher tivesse entre 20 e 35 anos no momento da sua morte, os investigadores também descobriram que o esqueleto exibia mudanças patológicas significativas nas articulações associadas à artrose na parte inferior da coluna – uma doença que normalmente afeta os idosos ou aqueles que fazem muito esforço físico durante o trabalho.

Uma princesa trabalhadora que vive perto do oceano mas não come peixe? É um mistério que os investigadores querem resolver em futuras análises do esqueleto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.