Polícia acredita ter identificado dois espiões russos, disfarçados de canalizadores, em Davos

Ursula von der Leyen no Fórum Económico Mundial, em Davos

No ano passado, dois homens russos tentaram espiar a reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, revelaram as autoridades esta quarta-feira.

A polícia suíça descobriu, em 2019, dois presumíveis agentes russos em Davos, onde decorre anualmente o Fórum Económico Mundial, que possuíam passaportes diplomáticos. Um deles referiu ser canalizador, revelaram esta quarta-feira os media suíços.

“Tratou-se de um controlo policial de rotina. Os dois homens tinham passaportes diplomáticos, mas não estavam oficialmente acreditados como diplomatas na Suíça”, indicou à agência noticiosa AFP um porta-voz da polícia do cantão de Grisons, região onde se encontra a estação de esqui de Davos.

Os dois homens eram suspeitos de ter efetuado trabalhos preparatórios para uma operação durante a edição de 2020 do Fórum Económico Mundial, que decorre atualmente em Davos. De acordo com o Tages Anzeiger, ambos previam permanecer na cidade suíça entre 8 e 28 de agosto, o que suscitou a curiosidade dos polícias.

“Não recebemos qualquer informação sobre este assunto por parte das autoridades suíças. Não existe qualquer prova de espionagem“, declarou Stanislas Smirnov, do gabinete de imprensa da embaixada da Rússia em Berna, sobre este caso, citado pela AFP. Os indivíduos foram libertados.

“Não excluo tratar-se de pessoas com passaporte diplomático russo. Não devem é estar necessariamente acreditadas na Suíça”, acrescentou.

Apesar de não terem sido encontradas provas, a polícia está convicta de que está em causa uma rede de espionagem. Além de nenhum dos homens estar registado na embaixada russa na Suíça, só “altos funcionários têm acesso a passaportes diplomáticos, não simples trabalhadores”.

De acordo com o Expresso, a hipótese mais provável é a de os homens estarem a tentar montar equipamento de vigilância em pontos estratégicos de Davos, de modo a espiar as conversas mantidas por alguns dos principais líderes mundiais presentes no FEM.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O pior não são esses supostos espiões russos; são mesmo os mafiosos acreditados que se juntam em Davos para que 1% da população continue a controlar 80% da riqueza mundial!…

  2. É mesmo engraçado.
    Mandam-se estas notícias cá para fora, com este arzinho inocente, até admitem que “…não há provas” e tudo, e a notícia parece inócua.
    A verdade é que é mais um evento de deixar sob suspeita tudo o que fazem,…os ‘Russos’.
    Pois é assim mesmo. Suspeitem dos Russos!! Vê-se logo que não é gente de confiança.
    Deus (ou Zeus) quando fez o Mundo criou “gente de confiança”, tipo: Americanos, Ingleses, Europeus ocidentais, etc. e também criou, ou deixou a ovelha negra da família de Deus (Zeus) , o ‘capeto’, criar ‘gente má’, tipo Russos, Chineses, Árabes, Iranianos, etc.
    Não é óbvio para todos???
    É claro que esta ‘gente má’ só querem fazer coisas ‘más’, como espiar os outros que são ‘gente boa’. Enquanto que nós, a ‘gente boa’, nunca faríamos tal coisa. Nem sequer aos ‘maus’.
    Right,…

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …