Polícia acredita ter identificado dois espiões russos, disfarçados de canalizadores, em Davos

Ursula von der Leyen no Fórum Económico Mundial, em Davos

No ano passado, dois homens russos tentaram espiar a reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, revelaram as autoridades esta quarta-feira.

A polícia suíça descobriu, em 2019, dois presumíveis agentes russos em Davos, onde decorre anualmente o Fórum Económico Mundial, que possuíam passaportes diplomáticos. Um deles referiu ser canalizador, revelaram esta quarta-feira os media suíços.

“Tratou-se de um controlo policial de rotina. Os dois homens tinham passaportes diplomáticos, mas não estavam oficialmente acreditados como diplomatas na Suíça”, indicou à agência noticiosa AFP um porta-voz da polícia do cantão de Grisons, região onde se encontra a estação de esqui de Davos.

Os dois homens eram suspeitos de ter efetuado trabalhos preparatórios para uma operação durante a edição de 2020 do Fórum Económico Mundial, que decorre atualmente em Davos. De acordo com o Tages Anzeiger, ambos previam permanecer na cidade suíça entre 8 e 28 de agosto, o que suscitou a curiosidade dos polícias.

“Não recebemos qualquer informação sobre este assunto por parte das autoridades suíças. Não existe qualquer prova de espionagem“, declarou Stanislas Smirnov, do gabinete de imprensa da embaixada da Rússia em Berna, sobre este caso, citado pela AFP. Os indivíduos foram libertados.

“Não excluo tratar-se de pessoas com passaporte diplomático russo. Não devem é estar necessariamente acreditadas na Suíça”, acrescentou.

Apesar de não terem sido encontradas provas, a polícia está convicta de que está em causa uma rede de espionagem. Além de nenhum dos homens estar registado na embaixada russa na Suíça, só “altos funcionários têm acesso a passaportes diplomáticos, não simples trabalhadores”.

De acordo com o Expresso, a hipótese mais provável é a de os homens estarem a tentar montar equipamento de vigilância em pontos estratégicos de Davos, de modo a espiar as conversas mantidas por alguns dos principais líderes mundiais presentes no FEM.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O pior não são esses supostos espiões russos; são mesmo os mafiosos acreditados que se juntam em Davos para que 1% da população continue a controlar 80% da riqueza mundial!…

  2. É mesmo engraçado.
    Mandam-se estas notícias cá para fora, com este arzinho inocente, até admitem que “…não há provas” e tudo, e a notícia parece inócua.
    A verdade é que é mais um evento de deixar sob suspeita tudo o que fazem,…os ‘Russos’.
    Pois é assim mesmo. Suspeitem dos Russos!! Vê-se logo que não é gente de confiança.
    Deus (ou Zeus) quando fez o Mundo criou “gente de confiança”, tipo: Americanos, Ingleses, Europeus ocidentais, etc. e também criou, ou deixou a ovelha negra da família de Deus (Zeus) , o ‘capeto’, criar ‘gente má’, tipo Russos, Chineses, Árabes, Iranianos, etc.
    Não é óbvio para todos???
    É claro que esta ‘gente má’ só querem fazer coisas ‘más’, como espiar os outros que são ‘gente boa’. Enquanto que nós, a ‘gente boa’, nunca faríamos tal coisa. Nem sequer aos ‘maus’.
    Right,…

RESPONDER

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …

Fábio Silva: "No Benfica sempre foram impecáveis comigo"

O jovem avançado de 17 anos do FC Porto, Fábio Silva, recordou a passagem pela formação do SL Benfica, confessando que lá todos o trataram muito bem. Em entrevista ao jornal Vivacidade, Fábio Silva, jovem jogador …

Montijo: Rio defende que ao PSD “não lhe compete fazer rigorosamente nada"

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que é ao Governo que cabe negociar com as Câmaras que se opõem ao futuro aeroporto do Montijo e que aos sociais-democratas “não compete fazer rigorosamente nada”. “Ao …

Canibalismo entre ursos polares está a aumentar (e parte da culpa é nossa)

A falta de alimento, o degelo e o aumento da presença humana são alguns fatores que estão a fazer disparar os casos de canibalismo entre ursos polares no Ártico. Ilya Mordvintsev, especialista em ursos polares no …