Espeleólogos espanhóis desaparecidos em Marrocos há 5 dias

Três espeleólogos espanhóis estão desaparecidos desde terça-feira em Marrocos, numa zona montanhosa do Alto Atlas situada entre Marraquexe e Ouarzazate, revelou esta sexta-feira uma fonte diplomática à AFP.

Os três homens estavam integrados num grupo de nove espanhóis que tinham ido fazer espeleologia na região e se tinham dividido no domingo para explorar diferentes grutas, combinando reencontrar-se na segunda ou na terça-feira, adiantou a mesma fonte.

Desconhecendo o paradeiro dos seus companheiros, o resto do grupo deu o alerta na terça-feira à tarde.

O diretor do conselho provincial do turismo de Ouarzazate, Zubir Bouhour, adiantou que os espanhóis se encontravam na fronteira entre as províncias de Ouarzazate, Tinghir e Azilal e não iam acompanhados por um guia.

“As autoridades marroquinas estão a fazer buscas, inclusivamente com helicópteros. Mas a geografia da região não ajuda. O terreno é acidentado e há muito nevoeiro, bem como numerosas cavidades”, continuou.

A região situa-se a 150-200 quilómetros a leste de Marraquexe, em pleno maciço do Alto Atlas, onde as montanhas ultrapassam os 3.000 metros de altitude.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.