Espécies recém-descobertas de anfíbios já estão em risco de extinção

Uma equipa internacional de cientistas acaba de anunciar a descoberta de duas novas espécies e uma nova subespécie de anfíbios perto do Rio Negro, a norte do Vietname, avança o portal IFL Science.

As espécies recém-descobertas neste país asiático já se encontram em perigo de extinção devido a uma ameaça tripla: a medicina tradicional, a perda de habitat e o comércio de animais exóticos na região, alertam os cientistas num novo estudo sobre as espécies.

Para chegar às novas espécies, uma equipa de cientistas alemães e vietnamitas estudou várias amostras de animais recolhidas durante uma expedição junto ao Rio Negro.

Com base em comparações genéticas e morfológicas, os especialistas encontraram duas espécies (Tylototriton pasmansi e Tylototriton sparreboomi) e uma subespécie (Tylototriton pasmansi obsti) destes anfíbios que nunca tinham sido documentadas.

Com apenas 12 a 15 centímetros de comprimento, as três novas espécies caracterizam-se pela sua pele escura e olhos arregalados, nota o mesmo portal de Ciência.

Todos os espécimes do género género Tylototriton atraíram a atenção de comerciantes de animais exóticos e vendedores ambulantes da medicina tradicional chinesa. A somar a esta ameaça, o género está também condicionado pela perda de habitat causada pela urbanização, desenvolvimento de infraestruturas e intensificação da agricultura.

Os resultados da investigações e os detalhes sobre as novas espécies foram recentemente publicados na revista científica especializada ZooKeys.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.