Espanholas estão a pedir tampões ao Canadá, onde a higiene feminina não paga IVA

Mais de 700 espanholas uniram-se na iniciativa “Tampões do Canadá” para alertar o governo espanhol para a necessidade de baixar o IVA, atualmente de 10%, dos artigos de higiene feminina.

A campanha “Tampons from Canada” (Tampões do Canadá) foi lançada na semana passada e conta com um vídeo promocional, realizado gratuitamente por uma agência publicitária, e uma petição online, que reuniu já mais de 126 mil assinaturas, para reduzir o IVA dos produtos de higiene feminina para 4%.

Em Espanha, tampões, pensos e copos menstruais têm 10% de IVA e outros produtos de higiene feminina chegam aos 21%, enquanto no Canadá esses artigos não têm o imposto, pelo que as subscritoras se juntaram para comprar tampões a esse país.

No ano passado, o parlamento canadiano decidiu, na sequência de uma iniciativa popular, eliminar os impostos sobre os produtos de higiene feminina. As normas da UE proíbem a fixação do IVA em 0%.

Para a impulsionadora do projeto, a jornalistas Celia Blanca, é “uma incongruência” que tampões, pensos higiénicos e copos menstruais não sejam considerados artigos de primeira necessidade.

“Continuar a considerar que as mulheres têm menstruação porque querem e taxar a 10%, parece-me o mesmo que levar uma bofetada por ser mulher“, denunciou Blanco.

Para uma família com três a quatro mulheres com idades entre os 12 e os 50 anos – uma situação comum nos agregados familiares espanhóis -, o custo anual em produtos de higiene feminina pode rondar os 200 euros.

Tal como em vários locais do mundo onde as mulheres são isoladas quando estão menstruadas, Blanco vê a mesma exclusão “quando o IVA dos tampões é o mesmo do caviar“.

Com a iniciativa pretende-se introduzir o tema da saúde feminina na agenda política: “Temos que exigir aos nossos políticos que saibam o que é ser mulher no nosso país”, sublinhou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não entendo o porquê da noticia “Bruxelas toma decisão sobre sanções” estar relacionada com “espanholas estão a pedir tampões ao Canadá”.
    “Será que devemos meter tampões nos ouvidos e nos olhos para não ver nem ouvir o que vem de Bruxelas?”

    • Pensas?!
      Evita pensar, que isto não é caso para pensar, mas sim para te informares!…
      Na Espanha pagam 10% e em Portugal pagam 6%; agora PENSA!!

RESPONDER

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …