As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado.
Segundo a agência Associated Press, o organismo público responsável pelo Património Nacional de Espanha revelou esta quarta-feira que comunicou a 31 famílias, que previamente haviam solicitado a exumação de familiares seus, que iria proceder à abertura dos jazigos onde se pensa estarem os corpos, para examinar a sua condição.
Os corpos estão entre os das 34.000 vítimas da Guerra Civil Espanhola de 1936-39 que foram enterradas no Vale dos Caídos.
O mausoléu foi esculpido na encosta de uma montanha, tendo sido utilizados condenados na sua construção, incluindo presos políticos na época de Franco.
O Governo socialista espanhol exumou os restos mortais de Franco em 24 de outubro último sem bandeiras, honras militares ou telemóveis. Ao todo, a exumação de Franco do Vale dos Caídos e a consequente inumação do cemitério de Mingorrubio, nos arredores de Madrid, custará cerca de 63.061,40 euros.
ZAP // Lusa
Mais precisamente, 34000 vítimas nacionalistas da Guerra Civil Espanhola.