Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

1

Sigils / Wikimedia

El Valle de los Caídos, Espanha

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado.

Segundo a agência Associated Press, o organismo público responsável pelo Património Nacional de Espanha revelou esta quarta-feira que comunicou a 31 famílias, que previamente haviam solicitado a exumação de familiares seus, que iria proceder à abertura dos jazigos onde se pensa estarem os corpos, para examinar a sua condição.

Os corpos estão entre os das 34.000 vítimas da Guerra Civil Espanhola de 1936-39 que foram enterradas no Vale dos Caídos.

O mausoléu foi esculpido na encosta de uma montanha, tendo sido utilizados condenados na sua construção, incluindo presos políticos na época de Franco.

O Governo socialista espanhol exumou os restos mortais de Franco em 24 de outubro último sem bandeiras, honras militares ou telemóveis. Ao todo, a exumação de Franco do Vale dos Caídos e a consequente inumação do cemitério de Mingorrubio, nos arredores de Madrid, custará cerca de 63.061,40 euros.

  ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.