Espanha proíbe touradas com anões

9

O Parlamento espanhol aprovou esta quinta-feira uma lei que proíbe os espetáculos de “anões toureiros” e quaisquer outros que sejam considerados degradantes para pessoas portadoras de deficiência. A nova legislação foi recebida com protestos entre os profissionais do setor.

Uma nova lei, aprovada pelo Parlamento Espanhol com o apoio da esquerda e da direita, proíbe os espetáculos ou atividades recreativas envolvendo pessoas portadoras de deficiência ou circunstância “que provoque no público ridicularização, escárnio ou zombaria”.

O Governo espanhol salienta que a nova legislação representa o fim da “discriminação de pessoas com deficiência em espetáculos públicos e atividades recreativas”, que representa “a Espanha a preto e branco“, reporta o El Diario.

Por outro lado, as associações de trabalhadores de touradas cómicas considera ser “uma aberração” as pessoas não poderem trabalhar no que quiserem.

Embora a medida tenha um caráter geral, afeta em particular os espetáculos cómicos de touradas com pessoas com nanismo, que, ainda que tenham perdido popularidade nos últimos anos, continuam a ter lugar, em particular durante as festas de populares do país.

Grupos como a quadrilha cómica “Diversiones en el Ruedo y sus enanitos toreros
consideram que a lei os priva de um meio de subsistência e defendem que sua atividade é como qualquer outra de tauromaquia.

Somos toureiros, somos artistas, chega de proibições“, publicou esta semana o grupo no Facebook, convocando protestos contra a lei.

Segundo a Agência AFP, o Comité Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência, um dos promotores da proibição, já tinha conseguido nos últimos meses o cancelamento de algumas festividades.

Na altura em que uma destas festividades foi suspena, em janeiro, a Associação Espanhola de Displasias Ósseas com Nanismo da Espanha descreveu estes espetáculos como “vexatórios e decadentes, voltados ao escárnio e zombaria”.

Este espetáculo cómico não é inócuo. Perpetua a imagem das pessoas com acondroplasia como seres jocosos e risíveis que só servem para isso”, salientou a associação.

ZAP //

9 Comments

  1. Onde anda a tal de igualdade? A mim parece descriminação. Se fossem obrigados concordava na hora, se vão é porque querem e gostam, logo qual o mal e degradação?

  2. Tanto quanto sei eles escolheram trabalhar ali, e ao menos deram-lhes trabalho, já dos marxistas que governam portugal e espanha só vejo descriminação e promessas e ações falsas por conta do governo. Uma etnia de “minoria” tem direito a casa, ajuda nos transportes e etc como medicina gratis sem nunca ter cá trabalhado, um deficiente que pode estar a vida toda à procura de trabalho ninguém lho dá só recebe ajudas ridiculas. Insenção de iva ou isv num carro se tiveres trabalho o que a maioria não tem ou não pode, carta de certeza não te a dão se a pessoa for cega obviamente, o mesmo acontece no irs até certos valores se tiveres emprego. Dão-te uma miséria na PSI ou pensão de invalidez do estado e é tudo, uma vergonha de pais.

  3. Arrisco-me a dizer que touradas com anões deve ser um espetáculo degradante. Tem a barbárie da tourada, agravada pela ridicularização de uma condição humana em prol da diversão de alguns.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.