Criar mais espaços verdes nas cidades pode mesmo salvar vidas

(CC0/PD) Angelo_Giordano / pixabay

Um parque em Helsínquia, na Finlândia

Um novo estudo sugere que os espaços verdes nas cidades podem fazer uma grande diferença na saúde dos seus habitantes, podendo mesmo impedir mortes prematuras.

De acordo com o site Science Alert, o estudo teve como base a cidade norte-americana de Filadélfia e concluiu que plantar mais árvores pode mesmo salvar centenas de vidas anualmente, sobretudo em zonas mais pobres.

Ao garantir uma canópia de 30% em cada bairro da cidade, os autores do estudo, publicado na revista científica The Lancet Planetary Health, estimam que poderiam ser evitadas 403 mortes prematuras a cada ano, e mais de metade dessas vidas seria salva em locais com menor nível socioeconómico.

No geral, isso representa aproximadamente 3% da mortalidade anual da cidade que poderia ser evitada simplesmente criando mais espaço para a Natureza.

Segundo o mesmo estudo, mesmo que Filadélfia não atinja a meta de 30% até 2025, e apenas aumente a cobertura arbórea em 5% em áreas atualmente sem vegetação, ainda assim poderá resultar em menos 302 mortes por ano.

Avaliar essas vidas em termos económicos é algo instável, mas, usando um modelo comum, os autores descobriram que isso se traduz numa poupança de quase três mil milhões de dólares. Ao adicionar 5% de vegetação, a cidade economizaria cerca de 700 milhões de dólares.

Esta investigação é uma visão geral de como os espaços verdes podem afetar a mortalidade, mas como não examina as causas individuais das mortes prematuras, não está claro como é que as árvores podem realmente salvar vidas.

No entanto, os autores têm algumas ideias e sugerem que um espaço verde poderia contribuir para uma maior coesão social, menos stress, mais atividade física e a redução do calor, o que leva a vidas mais felizes e saudáveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.