Escultura fálica romana descoberta em Espanha. Pode ser a maior do mundo

Município de Nueva Carteya

Escultura fálica romana encontrada no sítio arqueológico El Higuerón, em Espanha

Enquanto trabalhavam na escavação do sítio arqueológico de El Higuerón, em Espanha, um grupo de arqueólogos encontrou o maior falo romano que já tinham visto, esculpido na fundação de um edifício.

Andrés Roldán, diretor da escavação, disse que ao País que embora os falos sejam comuns em sítios arqueológicos romanos, a escultura em Nueva Carteya é “invulgarmente grande”.

“Era comum serem colocadas nas fachadas das casas ou usadas como pequenos amuletos ​​pelos soldados, como símbolo de virilidade, mas não do tamanho que encontramos agora”, explicou Roldán. “Estamos a consultar a bibliografia e, até ao momento, ainda não encontramos outra com estas dimensões”, completou.

De acordo com o Vice, a escultura foi esculpida na base de um edifício de calcário, dentro de um recinto fortificado em El Higuerón. Tem cerca de 45 centímetros de comprimento e cerca de dez na região dos testículos.

Esta não é a primeira imagem fálica descoberta em antigos sítios romanos. Como relatou o Art News, o pénis simbolizava o poder masculino. As pessoas que viviam na Roma Antiga viam-no como um sinal de boa sorte e proteção.

Devido a isso, imagens de falos podem ser encontradas em esculturas, mosaicos, frescos e pingentes romanos – a Muralha de Adriano contêm 60 esculturas de pénis.

Embora nos dias de hoje o símbolo possa ser encarado como grosseiro, os antigos romanos viam-no como a representação de poder e de sorte. “Esse tipo de representação era comum na época”, explicou o Museu Histórico Local de Nueva Carteya no Facebook, ao anunciar a descoberta da escultura.

O El Higuerón foi escavado pela primeira vez na década de 1960, recordou o Vice. Os arqueólogos determinaram que o local foi habitado por ibéricos, povos pré-históricos que viviam no sul e leste da Espanha. Em 206 a.C., os romanos invadiram. Nessa altura, terão destruído todas as estruturas ibéricas e construído as suas.

A história de El Higuerón – que inclui influências ibéricas, romanas, muçulmanas e cristãs – é uma “muito mais complexa do que se poderia esperar desses sítios arqueológicos”, indicou Roldán.

Além do falo, os arqueólogos encontraram outros vestígios romanos, como telhas, e câmaras subterrâneas que podem ter sido usadas para armazenar alimentos. Mas segundo o Museo Histórico Local de Nueva Carteya, a escultura do falo “invulgarmente grande” tornou-se no “foco da escavação”.

“Recebemos visitas e contactos telefónicos o tempo todo. Imagino que isso nos ajudará a obter mais financiamento, mas também estou preocupado”, disse Roldán.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.