Escolas japonesas proíbem rabos de cavalo. Podem “excitar sexualmente” os homens

1

Há escolas no Japão que adotam uma regra com mais de 150 anos que proíbe o uso de rabo de cavalo, porque podem “excitar sexualmente” os homens.

O Japão é um país altamente avançado a nível económico e tecnológico, mas  é também conhecido pela importância do respeito e da disciplina.

O país que se vê nas animes e mangas não é o mesmo que o real. Algumas das regras que as suas escolas impõe chocam-nos por parecerem descabidas aos olhos de um ocidental. A maioria das restrições afetam principalmente as mulheres.

As jovens não podem, entre outras coisas, usar maquilhagem, pintar as unhas ou depilar as pernas, por exemplo. E outras escolas têm uma regra ainda mais estranha: as meninas não podem usar rabo de cavalo porque expor a nuca pode “excitar sexualmente” os alunos.

Cerca de uma em cada dez escolas da região de Fukuoka proibiu o penteado, segundo um relatório de 2020. No entanto, há outras escolas no resto do país que também adotam esta regra.

Relações amorosas são estritamente proibidas nas escolas japonesas. De acordo com professores, os alunos japoneses são muito jovens para pensar sobre isso, conta o Japan Inside.

“Sempre critiquei estas regras, mas como há tanta falta de criticismo e tornou-se tão normalizado, os alunos não têm escolha a não ser aceitá-las”, disse o antigo professor Motoki Sugiyama à VICE.

Em junho do ano passado, depois de muitos pais e alunos terem criticado algumas das regras, o Governo japonês pediu aos agrupamentos que revissem as regras draconianas das escolas. Embora algumas regras tenham sido revertidas, outras perduram.

A proibição do rabo de cavalo, conhecida como buraku kosoku, remonta à década de 1870, quando o governo japonês estabeleceu a sua primeira regulamentação sistemática da educação.

Para Asao Naito, professor de Sociologia da Universidade de Meiji, no Japão, as regras dão a ideia de que “a sexualidade se torna não algo que pertence ao indivíduo, mas um bem ou coisa que pode ser controlada”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Bem…..contemplando alegremente a ilustração do artigo , com respeito ao penteado em causa , nem vale a pena comentar !…….Poças !!!!!!!!! … venho de comentar , desculpem !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.