Escola espanhola retira “Capuchinho Vermelho” por considerar história sexista

Uma escola situada em Barcelona retirou cerca de 200 livros do seu catálogo infantil por considerar que transmitem valores “tóxicos”. “O Capuchinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” estão entre as obras rejeitadas.

A escola Tàber, em Barcelona, Espanha, decidiu fazer uma revisão ao seu catálogo de livros infantis e mandou retirar cerca de 200 obras que considera “tóxicas” e “sexistas” para crianças até aos seis anos. Entre os livros encontram-se histórias como “A Bela Adormecida” ou “O Capuchinho Vermelho”, avança o El País.

Os responsáveis pela revisão do catálogo identificaram, em muitas das obras retiradas, que a personagem masculina é associada a valores como a coragem, a competitividade e o uso de violência, encarando, quase sempre, o papel de salvador da personagem feminina, que transmite valores de fragilidade, dependência e incapacidade.

Anna Tutzó, uma das mães que constituem o comité que avaliou o catálogo de livros infantis, considera que o problema reside no facto de estes contos associarem determinadas características ao sexo das personagens.

“Também em situações de violência, mesmo que sejam pequenas brincadeiras, é o menino que o faz contra a menina. Isto transmite uma mensagem de quem pode exercer a violência e contra quem o pode fazer”, explicou a responsável.

“Na primeira infância, as crianças são esponjas e absorvem tudo à sua volta, pelo que acabam por assumir como normais os padrões sexistas. Por outro lado, na escola primária os alunos já têm mais capacidade crítica e os livros podem ser uma oportunidade para aprender, para que eles próprios tomem consciência dos elementos sexistas”, acrescentou.

A iniciativa na escola de Tàber está a ser alargada a outras escolas espanholas, uma vez que as preocupações com o tipo de histórias presentes nas bibliotecas destes estabelecimentos é transversal.

Na escola de Montseny, também em Barcelona, já se iniciou uma revisão do catálogo. Esta escola anunciou também a retirada de todos os livros que considerar sexistas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a paranóia em que os adultos entram.
    as crianças não são sexistas, vêem as coisas as coisas de uma forma muito simples e clara.
    os adultos são muito complicados e querem manipular cérebros desde tenra idade.
    só complicam.

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …