Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

“Este sítio arqueológico era já conhecido e, em parte, o interesse científico no seu estudo resultava do facto de ser estruturalmente distinto do conhecido Dólmen de Antelas, localizado nas proximidades”, justifica.

Segundo a autarquia, enquanto que o Dólmen de Antelas “é um grande monumento neolítico (com seis mil anos)”, a Cumeeira “é uma pequena mamoa (uma colina artificial) que encerra um sepulcro que urgia conhecer melhor”.

As escavações, que serão concluídas no verão do próximo ano, mostraram que na Cumeeira existe “um sepulcro do final da Idade do Bronze (três mil anos), de pequenas dimensões, mas, ainda assim, com uma arquitetura mais complexa do que aparentava”, sublinha.

Dirigidos por Fabián Cuesta-Gómez e António Faustino Carvalho, estes trabalhos integram um projeto do município e da Universidade do Algarve, aprovado pelo Ministério da Cultura para o quadriénio 2020-2024, que tem como objetivo o conhecimento dos monumentos e das práticas funerárias da pré-história regional.

A autarquia avança que os construtores do sepulcro “começaram por regularizar a superfície do local com uma densa camada de pedras, sobre a qual construíram uma cista (uma caixa em pedra) com lajes de granito, onde se praticou o ritual funerário”.

“A delimitar este espaço, foi ainda construído um muro circular, no interior do qual se descobriram pequenos fragmentos de potes de barro utilizados nas cerimónias fúnebres” e, sobre estas estruturas, “foi então criada a colina artificial, com pedras e terra, para encerrar e proteger para a posteridade os restos do defunto”, acrescenta.

Está ainda por determinar “que tipo de ritual funerário terá sido empregue, se a inumação, se a cremação”, sendo que este último é “o mais frequente nesta época, o que representa uma profunda mudança cultural e ideológica face aos rituais funerários anteriores”.

Durante os trabalhos, foi também possível verificar que, a nordeste, se encontra uma outra mamoa, que será escavada no próximo ano, e, a noroeste, “um afloramento rochoso com covinhas que poderão estar relacionadas com os cultos praticados na Cumeeira”.

Os objetos e os dados científicos obtidos nestes trabalhos e noutros que o projeto tem previstos para Oliveira de Frades constarão da Sala de Arqueologia do Museu Municipal.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …