Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

“Este sítio arqueológico era já conhecido e, em parte, o interesse científico no seu estudo resultava do facto de ser estruturalmente distinto do conhecido Dólmen de Antelas, localizado nas proximidades”, justifica.

Segundo a autarquia, enquanto que o Dólmen de Antelas “é um grande monumento neolítico (com seis mil anos)”, a Cumeeira “é uma pequena mamoa (uma colina artificial) que encerra um sepulcro que urgia conhecer melhor”.

As escavações, que serão concluídas no verão do próximo ano, mostraram que na Cumeeira existe “um sepulcro do final da Idade do Bronze (três mil anos), de pequenas dimensões, mas, ainda assim, com uma arquitetura mais complexa do que aparentava”, sublinha.

Dirigidos por Fabián Cuesta-Gómez e António Faustino Carvalho, estes trabalhos integram um projeto do município e da Universidade do Algarve, aprovado pelo Ministério da Cultura para o quadriénio 2020-2024, que tem como objetivo o conhecimento dos monumentos e das práticas funerárias da pré-história regional.

A autarquia avança que os construtores do sepulcro “começaram por regularizar a superfície do local com uma densa camada de pedras, sobre a qual construíram uma cista (uma caixa em pedra) com lajes de granito, onde se praticou o ritual funerário”.

“A delimitar este espaço, foi ainda construído um muro circular, no interior do qual se descobriram pequenos fragmentos de potes de barro utilizados nas cerimónias fúnebres” e, sobre estas estruturas, “foi então criada a colina artificial, com pedras e terra, para encerrar e proteger para a posteridade os restos do defunto”, acrescenta.

Está ainda por determinar “que tipo de ritual funerário terá sido empregue, se a inumação, se a cremação”, sendo que este último é “o mais frequente nesta época, o que representa uma profunda mudança cultural e ideológica face aos rituais funerários anteriores”.

Durante os trabalhos, foi também possível verificar que, a nordeste, se encontra uma outra mamoa, que será escavada no próximo ano, e, a noroeste, “um afloramento rochoso com covinhas que poderão estar relacionadas com os cultos praticados na Cumeeira”.

Os objetos e os dados científicos obtidos nestes trabalhos e noutros que o projeto tem previstos para Oliveira de Frades constarão da Sala de Arqueologia do Museu Municipal.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …