Escavações arqueológicas revelam restaurante de comida de rua intacto em Pompeia

ANSA / EPA

Novas escavações arqueológicas em Pompeia revelaram um restaurante de fast-food intacto, que permite conhecer a gastronomia e os pratos populares na cidade ao pé do Monte Vesúvio.

Segundo o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, citado pela Associated Press (AP), é a primeira vez que um restaurante com bebidas quentes, conhecido como termopólio, é encontrado intacto.

Aqueles achados arqueológicos, uma espécie de fast-food de rua da antiguidade, eram numerosos na antiga cidade romana, mas este é o primeiro a ser encontrado “em excecional estado de conservação“.

Segundo os arqueólogos, os relevos com imagens de alimentos presentes na estrutura permitirão aprender mais sobre a gastronomia naquele local que ficou soterrado após uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio, em 79 d.C..

Um segmento do balcão de fast-food foi parcialmente desenterrado em 2019, durante os trabalhos para apoiar as ruínas de Pompeia, várias vezes em risco de desabar.

Desde então, os arqueólogos prosseguiram os trabalhos que acabaram por revelar um balcão de vários lados, com buracos largos típicos inseridos no topo e que continha recipientes fundos para alimentos quentes, não muito diferentes dos recipientes de sopa utilizados nos restaurantes atualmente.

Especialistas em plantas e animais ainda estão a analisar os artefactos encontrados no local.

A antropóloga Valeria Amoretti, que trabalha com a equipa da zona arqueológica de Pompeia, disse que “as análises iniciais confirmam que as imagens pintadas representam, pelo menos em parte, os alimentos e bebidas efetivamente vendidos no restaurante”.

Por exemplo, segundo Amoretti, no fundo de um recipiente de vinho havia vestígios de grãos de fava moídos, que naquele tempo eram adicionados ao vinho, para dar sabor e clarear sua cor.

“Nós sabemos o que eles estavam a comer naquele dia”, disse o diretor do Parque Arqueológico, referindo-se ao dia da destruição de Pompeia.

Os restos de comida indicavam “o que é popular entre as pessoas comuns”, acrescentou Massimo Osanna, sublinhando que os restaurantes não eram frequentados pela elite romana.

Foi também descoberto o esqueleto completo de um cão, o que intrigou a equipa de escavações, uma vez que se tratava de um exemplar “extremamente pequeno de um cão adulto”. “É bastante raro”, explicou Amoretti, encontrar vestígios de tempos antigos de cães tão pequenos, o que comprova “a reprodução seletiva na época romana para obter este resultado”.

Também foram desenterrados uma concha de bronze, nove ânforas, que eram recipientes para guardar alimentos populares na época romana, um par de frascos e um recipiente de cerâmica para óleo.

As escavações mostraram que, do lado de fora do restaurante, havia uma pequena praça com uma fonte, com outro termopólio nas proximidades.

A cidade de Pompeia foi destruída pela erupção vulcânica do Monte Vesúvio, que fica perto da atual Nápoles. Grande parte da cidade antiga ainda não foi escavada e o local é uma das atrações turísticas mais populares de Itália.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …