/

Escavação em Itália revela tesouro enterrado durante guerra civil de Roma

Franco Sammartino

Um tesouro composto por 175 moedas de prata, descoberto numa floresta em Itália, pode ter sido enterrado durante uma guerra civil em Roma.

De acordo com o Live Science, as moedas parecem datar de 82 a.C., altura em que o general romano Lucius Cornelius Sulla travou uma guerra em Itália contra os líderes da República Romana.

Os arqueólogos que investigaram as moedas de prata – cujo valor equivale hoje a dezenas de milhares de euros – sugeriram que estas podem ter sido enterradas por um soldado romano morto em batalha.

Mas o historiador Federico Santangelo, professor de História Antiga e Clássica na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, disse que também podem ter sido enterradas por um homem de negócios que quisesse manter o seu dinheiro seguro durante tempos turbulentos.

“Não creio que devamos atribuir este dinheiro a um soldado, embora em princípio seja possível”, disse ao Live Science o historiador.

As cronologias de tais coleções de moedas mostram que muitas foram enterradas durante guerras. “Várias pessoas, em alturas de crise, enterravam o seu dinheiro e, por qualquer razão, eram depois impedidas de o recuperar”, referiu Santangelo.

Os investigadores descobriram o tesouro de moedas enterrado num pote de terracota em 2021, mas mantiveram-no em segredo para que o local pudesse ser completamente investigado.

A arqueóloga Lorella Alderighi indicou ao Live Science que as moedas foram descobertas por um membro de um grupo arqueológico numa zona de floresta a nordeste da cidade de Livorno, na Toscana. As investigações arqueológicas revelaram que as moedas mais antigas datavam de 157 ou 156 a.C., enquanto as mais recentes eram de 83 ou 82 a.C..

A área era provavelmente arborizada na altura, tal como é agora, e situa-se numa pequena colina com vista para um pântano. Os restos de uma quinta romana já tinham sido encontrados a cerca de um quilómetro de distância.

“As moedas foram definitivamente escondidas (…) a forma mais fácil de esconder objetos de valor era enterrá-los no subsolo, longe das casas, onde ninguém os poderia encontrar”, explicou Alderigh.

Mas quem enterrou as moedas nunca voltou para as recuperar. A arqueóloga sugeriu que o proprietário pode ter sido um soldado romano apanhado nos conflitos.

“Estas moedas podem ter sido as poupanças de um soldado que regressava a casa [durante] o serviço militar. Escondeu-as porque constituíam uma soma útil, talvez para comprar e começar a sua própria quinta”, notou.

Alderighi observou que o tesouro foi enterrado durante um período conturbado da história italiana.

Alguns anos antes, o país tinha sido dominado pela guerra civil entre Roma e os seus aliados italianos. Em 82 a.C. Sulla regressou da Ásia com as suas legiões para enfrentar os seus inimigos em Roma, atacando a cidade em 88 a.C. e tendo sido declarado inimigo público em 87 a.C..

“Foi um período histórico muito turbulento”, afirmou. “Os soldados de Sulla conquistaram territórios à medida que avançavam de sul para norte. Mas a Itália central e a Toscana ainda não tinham sido conquistadas”, acrescentou a arqueóloga.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.