//

ESA vai lançar em 2018 mini-avião pessoal capaz de voar a 400 km/h

1

O seu próximo meio de transporte pessoal poderá bem ser um pequeno avião, que levanta voo silenciosamente no seu quintal e que o leva até ao emprego a 400 km/h.

O projecto está a ser desenvolvido pela Lilium Aviation, uma startup financiada pela Agência Espacial Europeia ESA, que conta ter os primeiros protótipos funcionais no ar já em 2018.

O pequeno avião eléctrico de dois lugares, criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, poderá levantar voo na vertical, numa superfície de apenas 15 m2 – algo como o seu jardim, ou o terraço do seu prédio – e atingir silenciosamente velocidades de até 400 km/h.

Segundo a equipa de desenvolvimento do aparelho, que pesa apenas 25kg e pode atingir altitudes de até 3.000 metros, os dois motores eléctricos permitem o voo com níveis de ruído quase nulos e sem emissões poluentes.

A ideia é desenvolver um avião que possa ser uma alternativa de meio de transporte de uso quotidiano, ou para voos recreativos, num espaço aéreo urbano descongestionado.

“Queremos desenvolver uma aeronave que possamos usar no nosso dia-a-dia”, disse Daniel Wiegand, CEO da Lilium Aviation e um dos seus fundadores, citado pelo Telegraph.

“Estamos a fazer um aparelho que levanta e pousa verticalmente, e quenão precisa da complexa infra-estrutura de um aeroporto”, acrescentou Wiegand.

O pequeno avião é a proposta da Lilium às actuais limitações da aviação pessoal – em que, entre outros, os passageiros demoram mais tempo a chegar ao aeroporto do que a voar.

O aparelho será regulamentado pelas mesmas normas de segurança aérea em uso para os helicópteros, e a sua simplicidade permitirá que possa ser pilotado com uma licença após apenas 20 horas de treino.

Aparentemente, a sua próxima porta de embarque poderá ser a da sua garagem.

AJB, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.