ESA vai lançar em 2018 mini-avião pessoal capaz de voar a 400 km/h

O seu próximo meio de transporte pessoal poderá bem ser um pequeno avião, que levanta voo silenciosamente no seu quintal e que o leva até ao emprego a 400 km/h.

O projecto está a ser desenvolvido pela Lilium Aviation, uma startup financiada pela Agência Espacial Europeia ESA, que conta ter os primeiros protótipos funcionais no ar já em 2018.

O pequeno avião eléctrico de dois lugares, criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, poderá levantar voo na vertical, numa superfície de apenas 15 m2 – algo como o seu jardim, ou o terraço do seu prédio – e atingir silenciosamente velocidades de até 400 km/h.

Segundo a equipa de desenvolvimento do aparelho, que pesa apenas 25kg e pode atingir altitudes de até 3.000 metros, os dois motores eléctricos permitem o voo com níveis de ruído quase nulos e sem emissões poluentes.

A ideia é desenvolver um avião que possa ser uma alternativa de meio de transporte de uso quotidiano, ou para voos recreativos, num espaço aéreo urbano descongestionado.

“Queremos desenvolver uma aeronave que possamos usar no nosso dia-a-dia”, disse Daniel Wiegand, CEO da Lilium Aviation e um dos seus fundadores, citado pelo Telegraph.

“Estamos a fazer um aparelho que levanta e pousa verticalmente, e quenão precisa da complexa infra-estrutura de um aeroporto”, acrescentou Wiegand.

O pequeno avião é a proposta da Lilium às actuais limitações da aviação pessoal – em que, entre outros, os passageiros demoram mais tempo a chegar ao aeroporto do que a voar.

O aparelho será regulamentado pelas mesmas normas de segurança aérea em uso para os helicópteros, e a sua simplicidade permitirá que possa ser pilotado com uma licença após apenas 20 horas de treino.

Aparentemente, a sua próxima porta de embarque poderá ser a da sua garagem.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …