ESA vai lançar em 2018 mini-avião pessoal capaz de voar a 400 km/h

O seu próximo meio de transporte pessoal poderá bem ser um pequeno avião, que levanta voo silenciosamente no seu quintal e que o leva até ao emprego a 400 km/h.

O projecto está a ser desenvolvido pela Lilium Aviation, uma startup financiada pela Agência Espacial Europeia ESA, que conta ter os primeiros protótipos funcionais no ar já em 2018.

O pequeno avião eléctrico de dois lugares, criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, poderá levantar voo na vertical, numa superfície de apenas 15 m2 – algo como o seu jardim, ou o terraço do seu prédio – e atingir silenciosamente velocidades de até 400 km/h.

Segundo a equipa de desenvolvimento do aparelho, que pesa apenas 25kg e pode atingir altitudes de até 3.000 metros, os dois motores eléctricos permitem o voo com níveis de ruído quase nulos e sem emissões poluentes.

A ideia é desenvolver um avião que possa ser uma alternativa de meio de transporte de uso quotidiano, ou para voos recreativos, num espaço aéreo urbano descongestionado.

“Queremos desenvolver uma aeronave que possamos usar no nosso dia-a-dia”, disse Daniel Wiegand, CEO da Lilium Aviation e um dos seus fundadores, citado pelo Telegraph.

“Estamos a fazer um aparelho que levanta e pousa verticalmente, e quenão precisa da complexa infra-estrutura de um aeroporto”, acrescentou Wiegand.

O pequeno avião é a proposta da Lilium às actuais limitações da aviação pessoal – em que, entre outros, os passageiros demoram mais tempo a chegar ao aeroporto do que a voar.

O aparelho será regulamentado pelas mesmas normas de segurança aérea em uso para os helicópteros, e a sua simplicidade permitirá que possa ser pilotado com uma licença após apenas 20 horas de treino.

Aparentemente, a sua próxima porta de embarque poderá ser a da sua garagem.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …