ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável.

A decisão surge uma semana depois de a NASA ter anunciado duas novas missões para Vénus, Davinci+ e Veritas, a ter lugar entre 2028 e 2030.

A sonda orbital EnVision, que disputava a escolha com o projeto Theseus, foi finalmente selecionada pela comissão científica da ESA, devido à sua tecnologia “revolucionária”, explicou em comunicado a agência, que agrega os programas espaciais de 22 estados europeus.

A nave orbital transportará para Vénus um conjunto de instrumentos científicos de origem europeia, que vão oferecer “uma visão global do planeta, desde o seu núcleo interno até à alta atmosfera, com o objetivo de determinar como e por que motivo Vénus e a Terra evoluíram de forma tão diferente“.

Embora Vénus tenha aproximadamente o mesmo tamanho e composição da Terra, sofreu mudanças climáticas dramáticas, tendo evoluído “com uma atmosfera tóxica e envolta em densas nuvens ricas em ácido sulfúrico”, explicou a ESA.

A janela de lançamento mais próxima para a EnVision é em 2031, e outras opções são possíveis em 2032 e 2033. Após a partida, a sonda levará cerca de 15 meses a chegar ao seu destino e outros 16 meses até chegar à sua órbita elíptica final, na qual irá oscilar a uma distância de entre 220 e 540 km do planeta.

Paris Observatory / VR2Planets / ESA

A missão da EnVision vai procurar entender por que a Terra é tão diferente da sua vizinha Vénus

Os espectrómetros que a sonda leva a bordo irão analisar os gases na atmosfera e a composição da superfície do planeta, “à procura de quaisquer mudanças relacionadas com sinais de vulcanismo ativo“.

A NASA irá colaborar com a ESA na missão da EnVision. Um radar fornecido pela agência espacial norte-americana irá enviar para a Terra imagens e mapas da superfície, e um outro instrumento permitirá analisar a estrutura interna do planeta e o seu campo gravitacional.

A missão anterior da ESA, Venus Express, que decorreu entre 2005 e 2014, centrou-se principalmente na investigação da infernal atmosfera do planeta.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …