ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável.

A decisão surge uma semana depois de a NASA ter anunciado duas novas missões para Vénus, Davinci+ e Veritas, a ter lugar entre 2028 e 2030.

A sonda orbital EnVision, que disputava a escolha com o projeto Theseus, foi finalmente selecionada pela comissão científica da ESA, devido à sua tecnologia “revolucionária”, explicou em comunicado a agência, que agrega os programas espaciais de 22 estados europeus.

A nave orbital transportará para Vénus um conjunto de instrumentos científicos de origem europeia, que vão oferecer “uma visão global do planeta, desde o seu núcleo interno até à alta atmosfera, com o objetivo de determinar como e por que motivo Vénus e a Terra evoluíram de forma tão diferente“.

Embora Vénus tenha aproximadamente o mesmo tamanho e composição da Terra, sofreu mudanças climáticas dramáticas, tendo evoluído “com uma atmosfera tóxica e envolta em densas nuvens ricas em ácido sulfúrico”, explicou a ESA.

A janela de lançamento mais próxima para a EnVision é em 2031, e outras opções são possíveis em 2032 e 2033. Após a partida, a sonda levará cerca de 15 meses a chegar ao seu destino e outros 16 meses até chegar à sua órbita elíptica final, na qual irá oscilar a uma distância de entre 220 e 540 km do planeta.

Paris Observatory / VR2Planets / ESA

A missão da EnVision vai procurar entender por que a Terra é tão diferente da sua vizinha Vénus

Os espectrómetros que a sonda leva a bordo irão analisar os gases na atmosfera e a composição da superfície do planeta, “à procura de quaisquer mudanças relacionadas com sinais de vulcanismo ativo“.

A NASA irá colaborar com a ESA na missão da EnVision. Um radar fornecido pela agência espacial norte-americana irá enviar para a Terra imagens e mapas da superfície, e um outro instrumento permitirá analisar a estrutura interna do planeta e o seu campo gravitacional.

A missão anterior da ESA, Venus Express, que decorreu entre 2005 e 2014, centrou-se principalmente na investigação da infernal atmosfera do planeta.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …