ESA apresenta a nova nave orbital reutilizável Space Rider

A Agência Espacial Europeia, ESA, acaba de apresentar o projeto de uma nave orbital reutilizável, que irá levar até ao Espaço experiências científicas que não precisam de uma tripulação para as operar.  

O projeto terminou recentemente os testes e as revisão preliminares, estando agora a Space Rider a mover-se rapidamente para a revisão crítica do projeto até o fim de 2019. Se tudo correr bem, a nave estará pronta em 2022.

Lançada num foguete Vega-C, a Space Rider servirá como um laboratório espacial não tripulado e de alta tecnologia, podendo ser operado por mais de dois meses em órbita baixa. Depois deste período, a nave voltará a entrar na atmosfera e pousará recorrendo a um pára-quedas, devolvendo a sua carga útil aos cientistas que estarão no local de pouso.

Após uma remodelação mínima do aparelho, explicou a ESA, o aparelho ficará pronto para a próxima viagem com novas cargas e novas missões.

Na prática, a Space Rider combina reutilização, operações em órbita e transporte, e a capacidade de reentrada na atmosfera para pousar com segurança perto de áreas habitadas. Quanto à sua capacidade, a nave poderá carregar até 800 quilos de carga útil ou um volume máximo de até 1200 litros.

ESA

A nave poderá carregar até 800 quilos de carga útil ou um volume máximo de 1200 litros.

A nave poderá ainda girar, apontado a carga para uma determinada direção de acordo com as necessidades científicas da missão. Por exemplo, o aparelho pode voar de “cabeça para baixo” se a missão for destinada a estudar a Terra, ou então lateralmente se o alvo em estudo for o Espaço.

“Ao oferecer uma variedade de altitudes e inclinações em órbita, a Space Rider permitirá uma variedade de experiências de micro-gravidade, oportunidades abertas para missões educacionais e ajudará a testar tecnologias para observação da Terra, da Ciência, das telecomunicações e da exploração robótica”, adianta ainda a ESA em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …