O equinócio da primavera revelou um dos segredos da icónica esfinge do Egito

A esfinge do Egito teve um momento “distintivo astronómico” durante o equinócio da primavera, quando, a 19 de março, o Sol se pôs no ombro da icónica estátua.

Este fenómeno acontece apenas duas vezes por ano: em março, durante a primavera e em setembro, no outono. Durante o equinócio, os hemisférios Norte e Sul recebem quantidades iguais da luz do sol e o dia e a noite são iguais em duração.

A mítica esfinge, uma estátua meio homem, meio leão, está esculpida em rocha calcária. O seu rosto pode mostrar a semelhança do faraó Khafre, o quarto rei da quarta dinastia do Egito antigo, que construiu a segunda e a terceira pirâmides de Gizé.

De acordo com o LiveScience, a esfinge está estrategicamente posicionada para o solstício de verão em junho, quando o sol se põe entre as pirâmides dos faraós Khufu e Khafre.

A posição da Esfinge durante os equinócios e o solstício de verão sugere que os antigos egípcios posicionaram propositalmente a estátua híbrida de homem-leão. “Este fenómeno prova que os arqueólogos estavam errados quando disseram que os antigos egípcios encontraram uma pedra antiga por acidente e transformaram-na numa estátua de rosto humano e corpo não humano”, escreveu o Ministério das Antiguidades do Egito, numa publicação no Facebook.

A revista Newsweek recorda que a ligação entre astronomia e a construção das pirâmides é objeto de estudo há décadas. Sabe-se que a Grande Pirâmide de Gizé está quase perfeitamente alinhada com os pontos do norte, sul, leste e oeste.

Outras culturas antigas também construíram monumentos que capturavam momentos fugazes durante os solstícios e equinócios, incluindo Stonehenge na Inglaterra, uma “pedra-calendário” na Sicília, um henge neolítico na Alemanha e uma cidade maia no que é hoje Tulum, no México.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O mais estranho é que todos estes monumentos existiam ainda há bem pouco tempo no Egipto e pelos vistos todos eles mudaram para um novo país que desconheço até agora!

      • Qual! Desde quando é que você conhece o Egito! O Egipto esse já é milenar agora o outro talvez exista noutro planeta!.

        • Eu não percebi a tua resposta. O meu comentário anterior não foi de gozo para contigo; perguntava seriamente que país é esse que dizes desconhecer. Eu sei que o Egipto já existe há muitos milénios, mas eu não percebi o que tem esse facto com o seus comentários anteriores e com o artigo desta página. Será que podes fazer o favor de explicar isso?

  2. Comentários anteriores? A minha única observação foi de que Egipto conheço, Egito sinceramente só poderá ter sido inventado com o tal acordo ortográfico que deu cacetada na língua portuguesa, de resto mais nada. Um bom fim de semana para si.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …