Equador. Presidente foge da capital após manifestantes invadirem o Parlamento

Archivo Medios Públicos EP / Flickr

O Presidente do Equador, Lenín Moreno

O Presidente do Equador, Lenín Moreno, impôs na terça-feira um recolher obrigatório noturno depois de manifestantes, alguns com escudos de madeira, terem rompido um cordão de segurança em torno da Assembleia Nacional.

Lá dentro, os manifestantes agitaram bandeiras e entoaram cânticos antes de serem obrigados a sair pelas forças de segurança. Não havia funcionários no edifício no momento da invasão, noticiou a BBC, citada pelo Expresso esta quarta-feira.

Lenín Moreno viu-se forçado a mudar temporariamente a sede do Governo da capital, Quito, para a cidade portuária de Guayaquil.

O anúncio na semana passada do fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos desencadeou uma greve dos sindicatos de transporte. Os sindicatos acabaram por suspender a paralisação mas os protestos continuaram.

Manifestantes indígenas têm bloqueado estradas um pouco por todo o país e milhares viajaram até à capital para se juntarem à contestação.

O balanço feito pelas autoridades locais aponta para dois mortos, dezenas de feridos e quase 600 detenções nos últimos dias. Alguns dos bloqueios de estradas afetaram a distribuição de gasolina, levando à escassez de combustível nalgumas partes do país.

Outros edifícios governamentais, além da Assembleia Nacional, foram atacados e danificados, relata a imprensa local.

Lenín Moreno declarou uma emergência nacional de dois meses devido à instabilidade mas sublinhou que “sob nenhuma circunstância” irá demitir-se. “Não percebo por que motivo deveria fazê-lo se estou a tomar as decisões certas”, disse.

O Presidente afirmou que os subsídios, que custam ao Governo cerca 1,2 mil milhões de euros por ano, já não são suportáveis. A eliminação dos subsídios, introduzidos nos anos 1970, fazem parte do plano de Lenín Moreno para reforçar a debilitada economia equatoriana e aliviar o peso da dívida.

O Governo concordou em cortar os gastos públicos como parte de um acordo de empréstimo com o Fundo Monetário Internacional.

Os confrontos atuais são os mais graves dos últimos anos, tendo os protestos liderados por indígenas derrubado três Presidentes nas últimas décadas. Lenín Moreno já se mostrou aberto à mediação internacional, nomeadamente através das Nações Unidas ou da Igreja Católica.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …