Putin tenta dar exemplo. Mas há (mais) um problema de saúde pública na Rússia

2

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Epidemia tripla afecta milhões de russos. Presidente foi vacinado contra a gripe e directora da saúde espera que os compatriotas sigam o exemplo.

A guerra na Ucrânia não é o único assunto nacional na Rússia.

Nas últimas semanas verificou-se que o país está sob o efeito de uma “epidemia tripla”.

A COVID-19 e a gripe estão a afectar cada vez mais russos. Os dados oficiais dos serviços de saúde apontam para uma subida de 35,4% na taxa de incidência, nesta semana.

Na reunião entre o presidente Vladimir Putin e membros do Governo e dos serviços de saúde, foi indicado que nas últimas semanas essa taxa tem subido entre 30% a 35%, semana após semana. Os números da COVID-19 aumentam há um mês seguido.

A epidemia tripla fica completa com a gripe A. Seis anos depois, o vírus influenza voltou à Rússia. Já foi detectada gripe A em 82 regiões da Rússia.

A nova variante do vírus influenza está a causar danos graves em muitas pessoas. E está a preocupar as autoridades nacionais, admite a imprensa estatal russa citada na rádio Observador.

Há mais pessoas com sintomas, mais doentes graves, mais mortos e maior pressão nos hospitais. Mas não há números oficiais.

O presidente tenta dar o exemplo. Vladimir Putin informou nessa reunião que foi vacinado contra a gripe. E contou que foi praticar desporto na manhã seguinte, reforçando a ideia de que a vacina não origina qualquer problema.

Anna Popova, directora nacional de saúde pública na Rússia, agradeceu publicamente esse gesto e incentivou todos os compatriotas a fazerem o mesmo.

Popova indicou que pouco mais de metade dos russos estão vacinados contra a gripe, enquanto um medicamento está a ser utilizado para as pessoas com gripe A.

Quatro vacinas russas resistem totalmente ao vírus da gripe; apenas 1% dos vacinados propagam a doença, segundo números oficiais.

Anna Popova também recomendou o aumento do número de testes, para tentar combater a propagação. O Kremlin já informou que vai disponibilizar testes gratuitos.

Para já, não há planos governamentais de aplicar medidas nacionais de restrição.

ZAP //

2 Comments

  1. Este cobarde não dá exemplo de nada a não ser de tudo o que não se deve ser nem fazer. Vacina-se porque é medroso (podem mudar o r para a primeira sílaba).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.