Entrar em contacto com alienígenas pode ser perigoso, diz Stephen Hawking

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

Quando falamos sobre a existência de civilizações alienígenas inteligentes, geralmente discutimos sobre a sua procura. Como vamos encontrá-las? Onde estão? Elas estão lá? Que ações devemos tomar se – ou quando – as encontramos ou elas nos encontrarem?

Bem, de acordo com o físico Stephen Hawking, provavelmente devemos parar de tentar entrar em contacto com civilizações extraterrestres, porque descobrir civilizações avançadas poderia colocar a Humanidade e a Terra numa situação bastante arriscada. E a má notícia é que já estamos a transmitir a nossa localização para o Universo há anos.

O aviso aparece no novo filme “Lugares Favoritos de Stephen Hawking”, que mostra o famoso cientista numa nave espacial fictícia, chamada SS Hawking, a explorar os seus lugares favoritos no Universo.

“À medida que envelheço, estou mais convencido do que nunca de que não estamos sozinhos. Depois de uma vida inteira a questionar-me, estou a ajudar a liderar um novo esforço global para descobrir isso”, diz Hawking no filme, enquanto explora Gliese 832c, um planeta que está a 16 anos-luz de distância e pode ter vida alienígena.

“O projeto Breakthrough Listen irá explorar o milhão de estrelas mais próximo à procura de sinais de vida, mas eu sei exatamente o lugar onde começar a procurar. Um dia poderemos receber um sinal de um planeta como Gliese 832c, mas devemos ter cuidado ao responder de volta”, aponta Hawking.

O projeto Breakthrough Listen é uma tentativa ambiciosa de encontrar vida inteligente no Universo, digitalizando as estrelas mais próximas à procura de sinais de rádio. O projeto foi financiado pelo bilionário russo Yuri Milner, que injetou cem milhões de dólares para mantê-lo.

Além de oferecer um aviso sinistro, o novo filme de 25 minutos mostra Hawking a explorar outros pontos incríveis no Universo, como Sagitário A * – um buraco negro supermassivo – e Saturno, um planeta com o qual Hawking está fascinado.

Conquista e destruição

Recentemente, o projeto anunciou que estaria a voltar a sua atenção para a hipotética “megaestrutura alienígena” que alguns pensam que pode existir na estrela conhecida como KIC 8462852, que parece “ligar e desligar” de maneira estranha.

Uma hipótese mais razoável é que o escurecimento errático é causado por “lixo interestelar” ou por um enxame de cometas, mas ainda ninguém sabe o que está acontecer realmente por lá.

Apesar do esforço extraordinário de Hawking para encontrar a vida inteligente no Universo, o cientista é um dos críticos mais abertos de tentar realmente comunicar com extraterrestres, uma ação que ele próprio defende que poderia potencialmente ameaçar a Humanidade, porque uma civilização alienígena distante pode ver-nos como inferiores, fracos e perfeitos para conquistar.

“Se assim for, eles serão muito mais poderosos e podem não nos ver como algo mais valioso do que nós vemos as bactérias”, diz no filme.

Hawking usa frequentemente o exemplo da expedição de Cristóvão Colombo à América para descrever o que poderia acontecer se uma civilização avançada receber a notícia da nossa existência, dizendo que aquela reunião inicial “não resultou assim tão bem”.

O aviso de Hawking está enraizado na ideia de que uma civilização alienígena, especialmente aquela que pode captar os nossos sinais e entender de onde eles vêm, tem o potencial de ser biliões de anos mais avançada do que nós, tornando-nos um alvo fácil para derrubar ou invadir.

Perigo interno

Mas procurar vida inteligente no Universo não é a única área científica que Hawking diz ser arriscada.

Há algumas semanas, numa conferência na Universidade de Cambridge, Hawking disse que a inteligência artificial pode ser “a melhor ou a pior coisa a acontecer à Humanidade”, uma posição que outros peritos e líderes – tais como Elon Musk – também partilham.

Esse medo provém do facto de que a IA tem o poder de aprender por si mesma, tornando possível superar as nossas habilidades humanas, porque dependemos da evolução biológica – um processo lento, para dizer o mínimo – para nos tornarmos melhores.

“A Inteligência Artificial descolaria por conta própria, e redesenharia-se a um ritmo cada vez maior”, disse Hawking a Rory Cellan-Jones, da BBC.

“Os seres humanos, que são limitados pela lenta evolução biológica, não poderiam competir e seriam substituídos“, explica.

Embora todos esses avisos possam parecer um pouco exagerados, é importante pensarmos neles antes que sejamos obrigados a fazê-lo. Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, especialmente quando a ameaça seriam alienígenas ou robôs inteligentes prontos a dominar o mundo.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Tenho certezas quanto a existência de vda fora da Terra, já fui contatado diversas vezes, e como retificação, respondo a mais de doze anos, perguntas q nunca foram respondidas. Perguntas essas respondidas sob viés científicos.

  2. Esse cidadão logicamente tem o pensamento de humanos que só pensam em dominação a qualquer preço. Não só por este pensamento mas também pelos inúmeros atos passados e atuais. Como são seres avançados escolhem os contatados. Não basta querer muito como este “cientista”.

  3. Peço desculpa a Stephen Hawking mas acho MUITO mais perigoso contactar certos humanos e humanóides que por aí andam à solta. Certamente os alienígenas são mais inteligentes, sérios, trabalhadores, honestos, etc, algo que vai faltanmdo cada vez mais no planeta Terra!
    Eu voto pelos alienígenas!

  4. O Stephen Hawking parte de um pressuposto que ocorre em todas as formas de vida que conhecemos: a sobrevivência e a necessária competição intra e interespécies. Se isto ocorre no mundo animal no planeta Terra porque razão não acontecerá a uma escala planetária?

  5. Se acontecer antes de nos aniquilarmos ou apanharmos com um rochedo espacial em cima.. na melhor das hipóteses.. vemos um flash no céu.. e game over! Não vai haver tempo para avisos.. dogmas.. ou preocupações!

    É inevitável.. e uma impossibilidade estatística! Trata-se apenas de uma questão de tempo. E já que falamos nisso… será que isto já não aconteceu antes? Sim.. aqui no sítio que chamamos “casa”? (Alguns vão perceber.. e outros criticar.. mas.. isto também não é para todos chegarem lá..)

  6. Deveriam se preocupar é com o planeta terra, matar a fome erradicar doenças. Em vez de ficar investindo no desconhecido. Deixa eles lá e se preocupem com nós humanos aqui…

RESPONDER

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …