Ensino especial ainda não recebeu o financiamento do Estado

Tal como aconteceu no ano passado, os colégios de ensino especial iniciam o ano letivo sem saber quando vão receber o financiamento do Estado, ao abrigo dos contratos de cooperação que definem o pagamento de um determinado montante por aluno.

O presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Rodrigo Queiroz e Melo, diz que o único problema é a incerteza em relação ao financiamento, e garante que não é por falta de aviso.

“Temos vindo, desde o início do verão, a alertar os serviços do Ministério da Educação para a necessidade de se avançar com a contratualização do ano letivo que inicia para o ensino especial e a verdade é que, infelizmente, à semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, não temos ainda qualquer indicação, facto que nos preocupa e que nos deixa bastante inquietos”, afirmou.

De acordo com a TSF, os colégios de ensino especial estão a pedir ao governo que avance rapidamente com o financiamento para que não se repita o que aconteceu no ano passado – em que a dívida só foi paga em fevereiro, depois dos estabelecimentos ameaçarem não abrir portas no segundo período.

No ano passado, o governo pagou quase 4,4 milhões de euros por cerca de 600 alunos do ensino especial e, este ano, as aulas voltam a começar sem que a questão esteja resolvida.

“O ano passado foi um ano terrível, só em fevereiro é que recebemos o devido, não é possível que a situação se repita este ano”, adiantou Queiroz e Melo.

O Ministério da Educação garante que está a tentar resolver a situação o mais depressa possível.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …