Enigma dos desenhos da Amazónia continua a intrigar cientistas

Geóglifo do Acre, Brasil

É um enigma difícil de desvendar e que se arrasta há quase 40 anos, desde que os primeiros geóglifos foram descobertos na selva da Amazónia, no Brasil. A identidade de quem fez estes desenhos geométricos continua a ser um mistério.

Descobertos em 1977 pelo professor Ondemar Dias, do Instituto Brasileiro de Arqueologia do Rio de Janeiro, estas formações geométricas desenhadas na terra estiveram escondidas pela densa selva amazónica durante muitos anos.

Mas com as primeiras clareiras a surgirem, motivadas pela destruição florestal, começaram a ser visíveis do ar a partir dos anos de 1980.

A recente desflorestação que se agrava na Amazónia deixa muitas destas trincheiras e buracos escavados com formas circulares ou quadradas à vista e já há viagens turísticas de balão, para as apreciarem.

Já foram descobertos mais de 500 geóglifos nos estados do Acre, do Amazonas e da Rondónia – e continuam a ser um mistério para os investigadores que se têm dedicado ao seu estudo.

Há teses que apontam para que tenham sido desenhados em consagração dos Deuses ou criados para a realização de rituais e cerimónias religiosas, ou ainda para abrigar povos.

Também há quem os veja como uma espécie de fortificações defensivas.

O que é certo é que a identidade do povo ou povos que os construíram permanece um enigma de difícil resolução e nem sequer há uma certeza absoluta quanto à sua antiguidade, havendo indícios de que poderão ter entre 1.000 a 4.000 anos.

Geóglifo do Acre, BrasilA ideia de que pode ter sido uma antiga civilização perdida não granjeia muitos adeptos, até porque não há registos da existência humana nas zonas mais densas da Amazónia.

Aquilo que os geóglifos parecem indicar é que haveria povos semi-dispersos e semi-nómadas que terão desaparecido antes da chegada dos Europeus ao continente americano.

Havia a ideia de que a área poderia ter sido habitada por caçadores e nómadas de passagem, mas estes desenhos geométricos indiciam que a Amazónia alojou vários povos organizados em sociedade, sedentários e de dimensão considerável.

Isto sugere “um novo paradigma sobre o modelo de ocupação da Amazónia de sociedades pré-coloniais densas”, salienta a candidatura dos geóglifos do Acre a Património da Humanidade da UNESCO.

O mesmo documento destaca que há a ideia generalizada de que constituem “espaços sociais colectivos para uso cerimonioso, simbólico e ritual ou até para casas” e que “representam uma inovação tecnológica sem precedentes de pessoas indígenas no período pré-colonial, já que só na Amazónia tais estruturas terrestres foram construídas numa área florestal tropical por pessoas que não usavam ferramentas de metal”.

Estes geóglifos são essencialmente trincheiras ou buracos, com cerca de 4 metros de profundidade e cerca de 12 metros de largura, formando relevos no solo com diferentes formas geométricas, maioritariamente círculos ou quadrados.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …