Engenheiros descobrem como captar energia do vento a partir de árvores

SXC

-

Um estudo realizado por engenheiros norte-americanos propôs uma plataforma de captação de energia que explora as ressonâncias internas naturais das árvores para gerar tensão suficiente para ligar sensores e sistemas de monitorização estrutural e capturar energia útil.

A recolha de energia elétrica a partir de vibrações ou outro tipo de tensão mecânica é fácil. Para conseguir piezeletricidade, por exemplo, basta submeter certos materiais cristalinos a um stress mecânico para que desenvolvam uma carga elétrica – um exemplo clássico é o isqueiro elétrico.

Um estudo realizado por engenheiros do Laboratório de Acústica e Vibrações de Ohio, nos Estados Unidos, pôs à prova um novo sistema piezelétrico. A ideia básica por trás da plataforma de captação de energia proposta pelos investigadores é a seguinte: explorar as ressonâncias internas naturais das árvores em pequenas florestas artificiais para gerar tensão suficiente para ligar sensores e sistemas de monitorização estrutural.

Basicamente, os investigadores querem usar o poder piezelétrico produzido pela flexão de uma árvore durante uma ventania. Mas como isso pode ser possível? De que forma é diferente de fazer girar um moinho de vento?

Os investigadores descobriram que é possível converter o intervalo relativamente aleatório de frequências de vibração em energia útil, explorando a frequência de ressonância natural de estruturas parecidas com as árvores. Essa frequência de ressonância pode ser imaginada como uma espécie de parede ou barreira que absorve e armazena as energias provenientes da vibração das frequências mais altas.

O artigo com as conclusões usa uma metáfora para explicar este tipo de frequência de ressonância: Imagine uma multidão andando numa ponte. Todos os peões estão a andar com frequências diferentes, mas alguns coincidem com a frequência de ressonância da ponte e, por isso, a frequência é amplificada. Neste caso, parte da energia criada pelos passos é capturada pela ponte devido à sua ressonância.

A constatação matemática inicial do estudo mostrou que é realmente possível capturar energia útil a partir do vento aleatório. Para os testes, os engenheiros utilizaram uma construção em formato de árvore, com pequenas vigas de aço embrulhadas em fluoreto de polivinilideno (PVDF), um material piezelétrico. Eles conseguiram produzir cerca de 2V durante os testes.

Este estudo é uma prova de conceito, ou melhor, uma refutação do pressuposto de que as vibrações do vento não podem ser convertidas. Não deveremos ver pequenas florestas de metal espalhadas pela cidade para captar energia e abastecê-las, mas ainda assim é uma ideia bastante boa.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …