Energia solar vai ultrapassar a capacidade da nuclear já no próximo ano

Wikimedia

Painéis solares

Até ao final de 2017, estima-se que as centrais solares de todo o mundo já terão uma capacidade igual às nucleares. Em 2018 deverão superar.

Pela primeira vez, a energia solar vai ultrapassar a nuclear. As centrais solares têm conquistado terreno no mercado de energia e pela primeira vez vão ultrapassar, em termos de capacidade, as centrais nucleares.

Até ao final deste ano, as estimativas apontam para que a energia solar fotovoltaica atinja uma capacidade de 390 gigawatts, a nível mundial, alcançando a energia nuclear, que está fixada nos 391,5 gigawatts. A China, maior apostadora nas renováveis, lidera a inversão da tendência.

Quem divulga a previsão é a mais recente análise de mercado da empresa GTM Research, uma referência na indústria energética. Só para 2017, está previsto um crescimento de 81 gigawatts para esta energia. Em 2022 deverá chegar aos 871, mais do que o dobro dos 390 gigawatts esperados até dezembro – e também mais do que o dobro da capacidade nuclear atual.

Estes dados indicam o rápido crescimento da energia sustentável, mas não significam que o Sol passe a ter, nos próximos anos, maior peso do que o nuclear na produção de eletricidade. Esse ponto de viragem só está previsto para meados do século XXI.

Apesar de se encontrarem prestes a superar a capacidade das centrais nucleares, na prática as centrais solares não conseguem gerar tanta energia. A eficiência do nuclear é bem maior, até porque não depende de fatores naturais como o céu nublado ou o simples facto de anoitecer, que interrompem a produção de eletricidade através das centrais solares.

Para se ter uma ideia da diferença que ainda existe, as centrais nucleares geram hoje quase 2,5 milhões de gigawatts por hora, enquanto as solares se ficam pelos 375 mil gigawatts/hora.

Segundo a Agência Internacional de Energia, no ano de 2050 o cenário será outro: o Sol terá ultrapassado não apenas o nuclear mas também os combustíveis fósseis como principal fonte de produção de eletricidade no mundo. O marco histórico que se avizinha será mais um sinal de que esse futuro se aproxima.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Título enganador!

    Lendo a notícia até ao fim conclui-se que as solares estão em 15% das nucleares!
    Mas o importante era fazer a comparação com as de geração poluidora (carvão, derivados de petróleo, gás natural, etc.). E, já agora também com as poluidoras ao nível da solar (eólicas, barragens,etc.)

  2. Entretanto com novas tecnologias que entretanto serão descobertas a eficiências das solares poderá aumentar certamente, é preciso é continuar a teimar!.

    • Ouço isso desde os anos oitenta! Não tem faltado dinheiro para investigação nesta área nos últimos 20 a 30 anos, e nada tem aparecido que não seja extremamente caro e que não funcione muito tempo!

  3. Neste caso teremos que ser um pouco mais optimistas e realmente quanto a custos esperamos que as próprias empresas tenham a consciência de ir baixando os preços e tornando a opção mais acessível aos particulares.

  4. Esta não é a opinião da EDP que, nos gráficos que nos envia a cada factura, indica ser a energia eólica a fornecedora de mais de metade da energia consumida e a nuclear pouco significativa. Por muito que se possa ainda fazer, nada resolve o problema de “haver noite”, em que os fotovoltaicos não produzem, nem da passagem de uma núvem que limita o rendimento destes, nem ainda de os painéis fotovoltaicos só produzirem a sua potência máxima em condições ideais, sendo uma dela que os raios solares incidam perpendicularmente no captor. Uma coisa é a potência instalada, outra coisa, muito diferente, é a energia produzida. Até no parque eólico, estes geradores só produzem quando há vento, e vemos muitos equipamentos parados. Nem quando estão a rodar significa que estão a produzir, quanto mais na sua potência máxima.
    Estas notícias das energias renováveis são mais uns logros para moldarem a opinião pública e justificarem os muitos milhões que certamente correram para os bolsos dos espertos capitalistas… Cambada de mentirosos… E que povo este que acredita em tudo…

RESPONDER

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …