Energia solar vai ultrapassar a capacidade da nuclear já no próximo ano

Wikimedia

Painéis solares

Até ao final de 2017, estima-se que as centrais solares de todo o mundo já terão uma capacidade igual às nucleares. Em 2018 deverão superar.

Pela primeira vez, a energia solar vai ultrapassar a nuclear. As centrais solares têm conquistado terreno no mercado de energia e pela primeira vez vão ultrapassar, em termos de capacidade, as centrais nucleares.

Até ao final deste ano, as estimativas apontam para que a energia solar fotovoltaica atinja uma capacidade de 390 gigawatts, a nível mundial, alcançando a energia nuclear, que está fixada nos 391,5 gigawatts. A China, maior apostadora nas renováveis, lidera a inversão da tendência.

Quem divulga a previsão é a mais recente análise de mercado da empresa GTM Research, uma referência na indústria energética. Só para 2017, está previsto um crescimento de 81 gigawatts para esta energia. Em 2022 deverá chegar aos 871, mais do que o dobro dos 390 gigawatts esperados até dezembro – e também mais do que o dobro da capacidade nuclear atual.

Estes dados indicam o rápido crescimento da energia sustentável, mas não significam que o Sol passe a ter, nos próximos anos, maior peso do que o nuclear na produção de eletricidade. Esse ponto de viragem só está previsto para meados do século XXI.

Apesar de se encontrarem prestes a superar a capacidade das centrais nucleares, na prática as centrais solares não conseguem gerar tanta energia. A eficiência do nuclear é bem maior, até porque não depende de fatores naturais como o céu nublado ou o simples facto de anoitecer, que interrompem a produção de eletricidade através das centrais solares.

Para se ter uma ideia da diferença que ainda existe, as centrais nucleares geram hoje quase 2,5 milhões de gigawatts por hora, enquanto as solares se ficam pelos 375 mil gigawatts/hora.

Segundo a Agência Internacional de Energia, no ano de 2050 o cenário será outro: o Sol terá ultrapassado não apenas o nuclear mas também os combustíveis fósseis como principal fonte de produção de eletricidade no mundo. O marco histórico que se avizinha será mais um sinal de que esse futuro se aproxima.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Título enganador!

    Lendo a notícia até ao fim conclui-se que as solares estão em 15% das nucleares!
    Mas o importante era fazer a comparação com as de geração poluidora (carvão, derivados de petróleo, gás natural, etc.). E, já agora também com as poluidoras ao nível da solar (eólicas, barragens,etc.)

  2. Entretanto com novas tecnologias que entretanto serão descobertas a eficiências das solares poderá aumentar certamente, é preciso é continuar a teimar!.

    • Ouço isso desde os anos oitenta! Não tem faltado dinheiro para investigação nesta área nos últimos 20 a 30 anos, e nada tem aparecido que não seja extremamente caro e que não funcione muito tempo!

  3. Neste caso teremos que ser um pouco mais optimistas e realmente quanto a custos esperamos que as próprias empresas tenham a consciência de ir baixando os preços e tornando a opção mais acessível aos particulares.

  4. Esta não é a opinião da EDP que, nos gráficos que nos envia a cada factura, indica ser a energia eólica a fornecedora de mais de metade da energia consumida e a nuclear pouco significativa. Por muito que se possa ainda fazer, nada resolve o problema de “haver noite”, em que os fotovoltaicos não produzem, nem da passagem de uma núvem que limita o rendimento destes, nem ainda de os painéis fotovoltaicos só produzirem a sua potência máxima em condições ideais, sendo uma dela que os raios solares incidam perpendicularmente no captor. Uma coisa é a potência instalada, outra coisa, muito diferente, é a energia produzida. Até no parque eólico, estes geradores só produzem quando há vento, e vemos muitos equipamentos parados. Nem quando estão a rodar significa que estão a produzir, quanto mais na sua potência máxima.
    Estas notícias das energias renováveis são mais uns logros para moldarem a opinião pública e justificarem os muitos milhões que certamente correram para os bolsos dos espertos capitalistas… Cambada de mentirosos… E que povo este que acredita em tudo…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …