Encontrado o túmulo de Olímpia, a mãe de Alexandre, o Grande

Musée des Beaux-Arts de Bres

O quadro “Cassandro e Olímpia”, pintado por Jean-Joseph Taillasson.

Uma equipa de arqueólogos identificou o túmulo perdido de Olímpia, a mãe de Alexandre, o Grande. É uma versão em miniatura da sepultura do próprio filho.

Alexandre III, mais conhecido por Alexandre, o Grande, foi rei do antigo reino grego da Macedónia. Aos trinta anos de idade, já tinha criado um dos maiores impérios do mundo, que se estendia da Grécia ao Egito e ao noroeste da Índia. Morreu invicto em batalhas e é considerado um dos comandantes militares mais bem-sucedidos da história.

Reza a história que a sua mãe esteve sempre envolvida em controvérsia. Segundo o historiador Plutarco, Olímpia era arrogante, de índole ciumenta e vingativa, fomentando intrigas entre Alexandre e Filipe, o seu pai.

Existia desconfiança quanto à fidelidade de Olímpia, já que alguns historiadores relatam que Alexandre poderia ser filho do faraó Nectanebo II. Olímpia alegava que Alexandre era filho de Zeus, rei dos deuses, e alguns historiadores sugerem que pode ter havido uma relação incestuosa entre os dois.

Agora, o túmulo perdido de Olímpia foi finalmente encontrado durante escavações no túmulo de Korinos, no norte da Grécia, de acordo com o Ancient-Origins.

A arqueóloga Liana Soulvatzi, que conduziu as escavações no Oásis de Siuá, onde alegava ter sido encontrado o túmulo de Alexandre, o Grande, concorda com as conclusões do estudo, escreve o portal grego Pontos News.

Em 2019, o arqueólogo responsável por esta descoberta, Athanasios Bidas, leu um conjunto de inscrições antigas que o levaram a acreditar que tinha identificado o túmulo de Korinos como a sepultura de Olímpia.

Bidas sugere que o túmulo deve ter pertencido a “uma grande pessoa”, porque era uma versão em miniatura da sepultura do próprio Alexandre, o Grande.

“Na primavera de 316 a.C., após um cerco dramático de sete meses em Pidna, Olímpia, a esposa de Filipe II, rendeu-se a Cassandro, que a julgou como inimiga da pátria num julgamento simulado e não lhe deu o direito testemunhar. Depois, matou-a e enterrou-a longe de Pidna”, explicou Bidas ao Pontos News.

O complexo de sepultamento mede 22 metros de comprimento e as suspeitas do arqueólogo foram um tanto solidificadas quando percebeu que o túmulo estava alinhado de modo que a falecida fosse enterrada com a cabeça para o leste. Este alinhamento indica que a pessoa dentro da sepultura era uma mulher.

“Que pessoa poderia ter um monumento idiossincrático tão grande ser construído senão a mãe de Alexandre, o Grande?”, perguntou o arqueólogo.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …