/

Encontrado em Marrocos o mais antigo estegossauro do mundo

Carlos Giachetti / Flickr

Cientistas britânicos consideram que uma nova espécie de estegossauro – um dos dinossauros mais reconhecíveis, por causa dos ossos em forma de placa que se projetam da espinha e pelos espinhos nas suas caudas – é também a mais antiga descoberta em todo o mundo.

Os seus restos mortais foram encontrados nas montanhas do Médio Atlas, cadeia montanhosa que se estende ao largo do sudoeste ao nordeste do Marrocos, e, desde então, foram estudados por uma equipa de especialistas do Museu de História Natural de Londres.

Embora só tenham algumas vértebras e um osso do topo de um membro frontal, a equipa, liderada por Susannah Maidment, reconheceu rapidamente o animal devido a semelhanças anatómicas com o estegossauro conhecido.

Os cientistas concluíram que é uma nova espécie e género e data do Jurássico Médio, muito mais cedo do que os espécimes mais conhecidos. A equipa batizou-o de Adratiklit boulahfa, um nome que significa “lagarto da montanha” na língua berbere e refere-se a Boulahfa, a cidade onde o espécime foi encontrado.

“A descoberta de Adratiklit boulahfa é particularmente emocionante, uma vez que a datamos no Jurássico médio”, disse Maidment, em comunicado. “Os estegossauros mais conhecidos datam muito mais tarde no período jurássico, o que faz com que seja o mais antigo descrito e ajuda a melhorar a nossa compreensão da evolução deste grupo de dinossauros.”

O estegossauro era um extenso grupo de espécies de dinossauros blindados encontrados no sul da África, América do Norte, Ásia e Europa. Este espécime é o primeiro a vir do norte da África, de acordo com o estudo publicado este mês na revista especializada Gondwana Research.

Acreditava-se anteriormente que quando a Terra estava dividida em dois supercontinentes, Laurasia e Gondwana, os tyrophoros eram mais comuns e diversos no primeiro. A descoberta recente parece questionar essa ideia.

Nesse sentido, a descoberta de Adratiklit boulahfa apoia a teoria de que o registo fóssil de dinossauros blindados em Gondwana é significativamente distorcido, tanto por fatores geológicos como por esforços de recolha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.