Encontrada uma aldeia perdida no local do mais infame massacre de clãs

Arqueólogos que escavaram a cena do mais infame massacre de clãs na história escocesa desenterraram partes de uma “aldeia perdida” no vale das Terras Altas de Glencoe.

O assentamento apareceu no massacre de 1692 do clã MacDonald de Glencoe, supostamente porque não tinham jurado lealdade ao rei Guilherme III. Derek Alexander, diretor da arqueologia do National Trust for Scotland (NTS), disse que as escavações descobriram os restos de construções do pequeno município de Achtriochtan, um dos três principais assentamentos ao longo do vale que está agora abandonado.

Os três municípios, cada um com menos de uma dúzia de edifícios, estão marcados num mapa militar do vale feito na década de 1750. “É provável que estes tenham sido os assentamentos, embora o massacre tenha sido 60 anos antes”, disse Derek Alexander ao Live Science.

Habitantes do Achtriochtan estavam entre aqueles “contra a espada” em fevereiro de 1692, quando soldados do clã Campbell, que foram alojados em casas MacDonald em Glencoe durante quase duas semanas, receberam ordens para matar os seus anfitriões.

Testemunhas disseram que 38 homens do clã McDonald foram mortos e dezenas de outros, incluindo mulheres e crianças, fugiram para as montanhas e cordilheiras circundantes. Lá, muitos morreram devido à exposição à neve e ao clima de inverno.

O massacre levou a um inquérito parlamentar e à demissão de alguns líderes políticos escoceses. Diz-se que o evento também inspirou a cena do “Casamento Vermelho” da série televisiva “Game of Thrones”, segundo o Smithsonian.

Os arqueólogos do NTS iniciaram as suas escavações nos vilarejos enterrados em Glencoe no ano passado, na esperança de encontrar evidências materiais relacionadas com o massacre de 1692 e a qualquer ocupação subsequente do vale das Highlands.

Alexander disse que as últimas escavações concentraram-se nos restos enterrados de uma única casa em Achtriochtan, uma com cerca de 13 metros de comprimento por seis metros de largura e que poderia ter sido o lar de uma grande família.

Acredita-se que as paredes de pedra da casa, que tinham até um metro de largura, fossem cobertas por uma camada de relva. Isto teria sido feito para isolar as casas e torná-las capazes de suportar o clima da montanha.

As investigações foram prejudicadas porque pouco resta das paredes de pedra da casa, embora o seu piso de pedra permaneça. Pedra das paredes pode ter sido usada para construir a estrada através do vale e, possivelmente, mais tarde, edifícios agrícolas.

O massacre de Glencoe em 1692 é infame na história escocesa, mas muitos MacDonalds sobreviveram e reocuparam os municípios do vale, incluindo Achtriochtan. Vários MacDonald de Glencoe apareceram no rol de líderes do exército rebelde de Charles Edward Stuart, conhecido como Bonnie Prince Charlie, que tentou fazer com que a sua família voltasse ao trono britânico na ascensão jacobita de 1745 – mas não conseguiu.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …